PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da vitamina D no tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista
Título(s) alternativo(s): The role of vitamin D in the treatment of patients with autistic spectrum disorder
Autor(es): Martins, Marcélia Souza
Primeiro Orientador: Camozzi, Aída Bruna Quilici
metadata.dc.contributor.referee2: Falco, Marianne de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Miziara, Ana Paula Borges
Resumo: Objetivo: identificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a influência da suplementação de vitamina D no tratamento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Fontes de dados: As buscas eletrônicas foram até maio de 2021, e incluíram artigos originais publicados a partir de 2011 nas bases de dados LILACS-BIREME, SciELO e PubMed. Foram excluídas pesquisas in vitro e em animais, bem como outras revisões de literatura. Síntese dos dados: Foram selecionados e analisados 7 artigos, quanto ao objetivo do estudo, número e faixa etária de indivíduos incluídos, o tipo e duração da intervenção aplicada e os resultados observados para o grupo controle e intervenção. Em 4 trabalhos os autores observaram melhora dos sintomas relativos ao autismo em crianças e adolescentes suplementadas com vitamina D, com base em escalas de comportamento estereotipado e hiperatividade, e em 2 artigos não foram constatadas diferenças significativas entre os grupos. Conclusões: Apesar da escassez de trabalhos em que a suplementação de vitamina D foi conduzida em indivíduos portadores de autismo, parece promissor que a suplementação seja utilizada para complementar outros tratamentos, haja visto o importante papel que a deficiência de vitamina D desempenha em distúrbios comportamentais e anormalidades estruturais e funcionais do cérebro, bem como a melhora em diversos sintomas do autismo. Contudo, existem limitações nos estudos, que precisam ter suas hipóteses verificadas a longo prazo, e pesquisas adicionais devem ser realizadas para configurar a suplementação de vitamina D uma conduta oficial no tratamento do autismo.
Abstract: Objective: to identify, through an integrative literature review, the influence of vitamin D supplementation in the treatment of individuals with Autistic Spectrum Disorder. Data sources: Electronic searches were carried out until May 2021, and included original articles published from 2011 on in the LILACS-BIREME, SciELO and PubMed databases. In vitro and animal research, as well as other literature reviews, were excluded. Data synthesis: Seven articles were selected and analyzed, regarding the objective of the study, number and age group of individuals included, the type and duration of the applied intervention and the results observed for the control and intervention group. In 4 studies, the authors observed improvement in symptoms related to autism in children supplemented with vitamin D, based on scales of stereotyped behavior and hyperactivity, and in 2 articles, no significant differences were found between the groups. Conclusions: Despite the scarcity of studies in which vitamin D supplementation was conducted in individuals with autism, it seems promising that supplementation will be used to complement other treatments, given the important role that vitamin D deficiency plays in behavioral disorders and structural and functional abnormalities of the brain, as well as improvement in various symptoms of autism. However, there are limitations in the studies, which need to have their hypotheses verified in the long term, and additional research must be carried out to make vitamin D supplementation an official conduct in the treatment of autism.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Autism spectrum disorder
Vitamina D
Vitamin D
Condutas terapêuticas
Therapeutic approaches
Tratamento
Treatment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1782
Data do documento: 16-Jun-2021
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