PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/168
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ineficácia do direito penal brasileiro em face do psicopata
Autor(es): Paula, Brenda de
Primeiro Orientador: Bernardes, Marcelo Di Rezende
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Marina Rúbia Mendonça Lôbo de
Resumo: Os psicopatas constituem-se em combinação de fatores biológicos, genéticos e socioambientais, por isso, é preciso levar em consideração que a super lotação e a falta de higiene ocasionam no individuo uma piora em seu estado, ou seja, faz com que ele sai pior do que entrou. Na maioria dos casos acham que as noções de moralidade exibidos na sociedade são excessivamente aluados e sem finalidades úteis. No passado, os psicopatas eram considerados doentes mentais, portanto considerados inimputáveis, porém recentemente a psiquiatria declarou que tais indivíduos possuem transtorno de personalidade, o que acarretou a desclassificação da inimputabilidade, pois não se trata de doença mental, nem insanidade alguma. Devido a tal desclassificação, o sujeito que sofre de transtorno de personalidade não é amparado por nenhuma lei, ficando com um tratamento de sansão igual a criminosos comuns. É preciso entender que condicionar um psicopata em um mesmo ambiente que presos normais, é o mesmo que pular de um prédio sem paraquedas e acreditar que não irá acontecer nada. Ou seja, é notório que o psicopata necessita de um tratamento diferenciado dos demais presos, que seja adequado ao seu tipo de transtorno, bem como uma aplicação penal adequada a cada caso concreto, analisando o grau do transtorno de personalidade.
Palavras-chave: Psicopata
Transtorno de personalidade
Tratamento adequado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/168
Data do documento: 18-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INEFICÁCIA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO EM FACE DO PSICOPATA.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador