PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1632
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MIPT: desenvolvimento de um webservice que gera monstros ideais para mestres de role play game (RPG)
Autor(es): Reis, Gabriel Giani
Primeiro Orientador: Abadia, Fernando Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Eugênio Júlio Messala Cândido
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Rafael Leal
Resumo: Durante uma campanha de Role Play Game (RPG) de mesa será necessário, em algum momento, inserir um combate para os aventureiros enfrentarem. Esse desafio caberá ao mestre, que montará toda a cena, adicionando inimigos a serem enfrentados ao longo da partida. Ademais, para assegurar um momento mais divertido aos jogadores, verifica-se que o mestre deverá alterar algumas características dos monstros presentes no livro base ou criar um monstro “do zero”, pois o balanceamento da criatura é indispensável nesse contexto. Partindo dessa premissa, o presente projeto propõe, a partir da utilização do algoritmo genético e da teoria do flow, a criação de um webservice capaz de gerar esses inimigos ideais. Para que isso fosse possível, foi desenvolvida uma API (webservice) que, ao receber um grupo de aventureiros como entrada, realiza uma chamada para o algoritmo genético que, em seu processo de evolução, devolve uma criatura com estatísticas ideais ao grupo. Vale ressaltar que o algoritmo genético apresentou bons resultados, gerando uma taxa média de 80% de acerto, retornando indivíduos com o nível de desafio necessário para um grupo específico de personagens jogadores. No entanto, para que esse resultado fosse gerado, foram considerados apenas os atributos básicos dos jogadores. Isso equivale a afirmar que esse algoritmo genético não considera habilidades individuais nem magias que o grupo, porventura, possa ter. Além disso, os monstros gerados apresentam as mesmas características de entrada da equipe, ou seja, eles não terão nenhum poder ou habilidade que os tornem mecanicamente únicos.
Palavras-chave: Algoritmo genético
Webservice
RPG
Mestre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Exatas e da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1632
Data do documento: 4-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia - Giani FINAL.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador