PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1625
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interoperabilidade entre os softwares TQS e o REVIT utilizando a metodologia BIM
Autor(es): Alves, Arthur M. O.
Primeiro Orientador: Pacheco, Ricardo Tavares
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Flávio Ricardo Leal da
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Daniel Carmo
Resumo: O Building Information Modeling (BIM), consiste na parametrização dos elementos, contento informações e características, que anteriormente, eram apenas formas geométricas desenhadas com auxílio de softwares e até mesmo manualmente. Com o crescente uso dessa ferramenta, e a necessidade de uma compatibilização cada vez mais eficaz, a metodologia vem atraindo diferentes autores e disciplinas de projeto. Portanto, é comum que não seja possível se projetar todas as disciplinas em um único software, o que torna necessário uma boa interoperabilidade entre os softwares para garantir a integridade dos dados durante a interação. Este artigo tem como objetivo a avaliação da interoperabilidade entre o Revit e o TQS, com base em um modelo genérico de estrutura, utilizando dois tipos de extensões de arquivos, o IFC e plug-in do TQS. Percebe-se que é determinante ter o domínio dos softwares no qual está se trabalhando a interoperabilidade, visto que, os elementos são parametrizados e o risco de troca de informações erradas ou não conformidades normativas é alto, se não observado. Percebe-se a importância da padronização dos elementos e universalização de dados por meio de normativas, assim diminuindo as chances de erros em trocas de informações entre os softwares. Entre as formas de trabalhar a interoperabilidade nesses softwares, o plug-in do TQS mostrou maior eficiência na integridade dos dados.
Palavras-chave: TQS
BIM
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1625
Data do documento: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Interoperabilidade TQS BIM.pdf776,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador