PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1572
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A espetacularização do processo penal: a mídia e o devido processo legal
Autor(es): Moreira, José Maycon Do Nascimento
Primeiro Orientador: Tavares Neto, José Querino
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Júlio César Pacheco
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo abordar como em nosso cotidiano podemos ser influenciados pelo poder que a mídia exerce sobre nossa população, e qual as consequências que esse tipo de influência pode trazer para as pessoas que acabam sendo acusados de algum crime, e por força da mídia acabam não tendo direito ao devido processo legal. Aborda um breve resumo acerca da Imprensa no nosso país, desde o período em que foi censurada até o período em que veio nossa Constituição federal de 1988. Também será apresentado a imagem que é construída pela mídia no que diz respeito a sua influência e o seu papel fundamental dentro de uma sociedade, e, como ela acaba por trazer esse papel do espetáculo para dentro do nosso Estado Democrático de Direito. Descreve ainda a forma que a nossa mídia reproduz informações acerca da criminalidade e de seus crimes, não se importando com o que pode acontecer com essa pessoa, e deixando de cumprir seu papel fundamental que seria o de passar conhecimento e informações para as pessoas que assistem, mas acabam se prendendo na audiência e esquecem que por trás da televisão ou qualquer outro meio de comunicação existem pessoas de verdades, pessoas que muitas das vezes são “julgadas” pela mídia por crimes que nem mesmo chegaram a cometer.
Palavras-chave: Devido processo legal
Populismo penal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1572
Data do documento: 3-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO. JOSÉ MAYCON DO NASCIMENTO MORERIA.pdf332,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador