PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1543
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A indústria do tráfico e a ineficiência da Lei de drogas
Autor(es): Campos, Cainã Patrício de Araújo
Primeiro Orientador: Balmaceda, Ysabel del Carmen Barba
metadata.dc.contributor.referee2: Calaça, Gabriela Pugliesi Furtado
Resumo: Este artigo aborda a indústria do tráfico e a ineficiência da lei das drogas, foi elaborado a partir de três seções, a primeira seção aborda sobre a indústria do tráfico no Brasil, bem como sua estrutura organizada, sua impunidade e as chamadas “mulas” do tráfico. Ademais, a segunda seção aborda sobre os prejuízos social e econômico que o tráfico causa, explorando conceitos relacionados à sua atuação nas favelas, ao envolvimento de crianças e adolescentes, à segurança pública, à onerosidade aos cofres públicos e a supervalorização da droga, decorrente dos investimentos em ações ineficazes de repressão. A terceira parte apresenta a Lei das Drogas, bem como sua análise, seu contexto histórico e a sua ineficiência. Os resultados apontam que o tráfico de drogas é uma atividade lucrativa, movimenta bilhões de reais anualmente, tornando-se cada vez maior, concluindo que o Estado se empenha em combater o tráfico, buscando acabar principalmente com a figura do traficante, na intenção de reduzir a criminalidade e oferecer um futuro melhor aos jovens. Porém, é possível afirmar que sua atuação, é feita de maneira ineficaz por decorrência de atos corrupção e incoerências na Lei, como é o caso da descriminalização do uso das drogas contrapondo com a repressão às drogas. Nesse ínterim, os recursos gastos com a repressão se tornam cada vez maiores, e as drogas continuam disponíveis em cada esquina.
Palavras-chave: Indústria do tráfico
Segurança pública
Criminalidade
Lei de drogas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1543
Data do documento: 2-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cainã Patrício de Araújo Campos.pdf632,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador