PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1541
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pico de fluxo expiratório de pacientes assistidos por espirometria de incentivo
Autor(es): Costa, Caio Fernandes da
Primeiro Orientador: Alcântara, Erikson Custódio
metadata.dc.contributor.referee1: Vinhal, Lucieli Boschetti
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Luciana Carvalho
Resumo: Justificativa e objetivo: O Pico de Fluxo Expiratório (PFE) retrata o fluxo máximo gerado durante uma expiração forçada, reflete a velocidade máxima alcançada pelo ar na expiração forçada, curta e rápida na expiração máxima. O Peak Flow é um aparelho utilizado para medir o PFE, trata-se da velocidade máxima alcançada pelo ar na expiração forçada, curta e rápida, após máxima expiração. Os valores são referidos em litros por minuto (L/min). O objetivo do estudo é detalhar o comportamento do pico de fluxo expiratório de pacientes assistidos por espirometria de incentivo. Discussão: Foi realizada uma revisão da literatura com busca de artigos nas bases de dados BVS, PubMED e SciElo, que foram publicados no período de 2008 a 2020, com base nos descritores ‘’Pico de Fluxo Expiratório’’ AND ‘’Espirometria’’ AND ‘’Terapia’’, com seus respectivos termos em inglês e espanhol. Foram identificados 1.857 artigos e após uma vasta investigação, apenas 8 foram selecionados para o fazerem parte desta revisão baseando-se nos critérios de inclusão estabelecidos. Conclusão: A média do PFE apresentou-se maior no sexo masculino, em pessoas não fumantes e no 4º dia pós-alta hospitalar para os casos cirúrgicos. Em relação a estações do ano, no verão houve menor média do PFE. No quesito idade, ao se comparar o PFE por faixa etária (41-60 anos) mostra-se que há diferença significativa em todas elas.
Palavras-chave: Espirometria
Terapia respiratória
Pico de fluxo expiratório
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1541
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC.pdf76,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador