PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1530
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores socioeconômicos e políticos que determinam a formação do criminoso e a necessidade de punir
Autor(es): Santos, Ygor Cássio Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Borges, Larissa de Oliveira Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro Junior, Euripedes Clementino
Resumo: O estudo em questão trata da Criminologia, ciência que estuda a criminalidade (crime, criminoso, vítima e controle social). É caracterizada por abordar diversas disciplinas e por isso de grande importância, uma vez que são várias as teorias, ideias e fatores que podem explicar o fenômeno comunitário ou problema social que é o crime, seja na Sociologia, Direito, Psicologia, Medicina e na Biologia. Os estudos criminológicos, apresentam os fatores que influenciam o aumento da criminalidade, buscando entender suas causas, tanto para Escola Positiva que fundou a Criminologia, quanto para os pensamentos criminológicos contemporâneos, que acreditam serem essas causas fatores exógenos (pobreza, desigualdade sociais, educação, geração de emprego, disseminação da comunicação em massa, etc) que circunstanciam a conduta criminosa. E com isso, questiona-se a atuação do Estado na prevenção delitiva, entendendo os fatores que desencadeiam os índices delitivos no Brasil e porque o Estado não utiliza seus instrumentos de controle social para anular os delitos através das causas e acabam optando por manter a prevenção direta (cárcere), que não demonstra eficácia, não buscando reformulação do sistema aliada a criação de políticas públicas para desenvolvimento da prevenção indireta.
Palavras-chave: Estado
Políticas públicas
Criminalidade
Prevenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1530
Data do documento: 2-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ygor Cássio Rodrigues dos Santos.pdf251,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador