PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1388
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tratamento de ferimento cutâneo descolante com glicose tópica: relato de caso
Autor(es): Afiune, Andressa Pimentel
Laureano, Kristen Guilarducci
Primeiro Orientador: Brandão, Marcelo Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Gustavo Moura de
metadata.dc.contributor.referee2: Jacomo, Maria Auxiliadora
Resumo: O ferimento cutâneo descolante é caracterizado como avulsão da pele e do tecido celular subcutâneo com o plano da fáscia muscular, ocorrendo lesão dos vasos fasciocutâneos perfurantes e musculocutâneos segmentares. Também é chamado de ferimento cutâneo por avulsão ou desenluvamento traumático. Na literatura médica de língua inglesa, o termo mais citado, e utilizado, é "degloving". Existem dois tipos de desenluvamento, conhecidos como aberto (a pele é descolada, expondo músculos, ossos ou tecido conjuntivo) e fechado. O retalho avulsionado pode ser de espessura parcial, total ou fasciocutâneo. São secundárias à preensão da extremidade entre um agente móvel e outro elemento fixo. Envolve a aplicação de forças com vetores tangencia is de magnitude suficiente, que determinam compressão, estiramento, torção e fricção tecidual, resultando no cisalhamento e avulsão parcial do tecido 1 . A extensão e a gravidade das lesões variam muito, o que dificulta análises comparativas, pois pode haver desenluvamentos extensos em pacientes sem fraturas e/ou acometimento vascular, bem como podem ocorrer lesões de pequena extensã o associadas à fraturas, traumas vasculares e/ou outros ferimentos de partes moles. A circulação da porção descolada deve ser avaliada por meio de parâmetros clínicos, como: sangramento das bordas, textura da pele e presença de trombose no plexo venoso sub dérmico. Persiste a discussão quanto à melhor terapêutica de eleição para este tipo de lesão. Várias alternativas estão disponíveis e ainda inexiste uma opção padrão de tratamento. Neste artigo, apresentamos o tratamento de um ferimento cutâneo descolante de espessura parcial no membro superior esquerdo utilizando glicose tópica.
Palavras-chave: Glicose
Ferimento descolante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1388
Data do documento: 3-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Andressa e Kristen .pdf802,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador