PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Zootecnia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1363
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Manejo sanitário adotado no confinamento de ovinos
Autor(es): Souza, Ana Carolina
Primeiro Orientador: Mariano, Bruno de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Castanheira, Marlos
metadata.dc.contributor.referee3: Rauecker, Ursula Nunes
Resumo: A produção de carne ovina é uma atividade que vem se desenvolvendo gradativamente no país, viabilizando sistemas de produção animal em pequenas propriedades e tornando-se mais uma alternativa de investimento no meio agropecuário. No Nordeste é onde se encontra a maior concentração do efetivo de rebanho de ovinos, sendo uma atividade que requer melhorias em atuais sistemas de produção. Um dos grandes empecilhos sobre a produção é a definição sobre os custos da atividade de ovinocultura de corte, onde através desde o produtor pode realizar tomadas de decisões gerenciais, e averiguar a viabilidade econômica que a produção oferece, onde também é possível fazer o uso dos índices zootécnicos para determinar se o empreendimento é economicamente viável. O confinamento é uma ferramenta utilizada para levar o animal a atingir o seu máximo em ganho de peso em curto período de tempo, associado a uma alimentação balanceada, resultando em baixa mortalidade, pois através do confinamento é possível ter um acompanhamento mais rigoroso, ligado a instalações planejadas facilitando seu manejo e proporcionado ao animal uma zona de conforto favorecendo bom desempenho produtivo de todo o rebanho. As doenças infecciosas estão ligadas diretamente ao desempenho produtivo dos ovinos, quando não é feito um controle através de programa de vacinações e vermifugação do rebanho, pode levar o animal à morte e consequentemente gerando prejuízo ao produtor. O manejo sanitário adotado e realizado no rebanho deve ser rigoroso, possibilitando um controle efetivo da entrada de doenças.
Palavras-chave: Produção
Econômica
Mortalidade
Instalações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1363
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ANA CAROLINA.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador