PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação interprofissional: uma nova perspectiva na formação em saúde?
Autor(es): Alves, Gabriela Costa Sousa
Primeiro Orientador: Silva, Margot Riemann Costa e
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Aldovano Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Lúcia Abadia de
Resumo: O tema da monografia surgiu a partir da inserção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em sua versão interprofissionalidade, entre os períodos de abril de 2019 até o presente momento, e foca a educação para a interprofissionalidade. O objetivo da pesquisa é investigar a questão da interprofissionalidade em geral, e a Educação para a Interprofissionalidade em particular. Contextualiza-se o processo de fragmentação da produção social gerada pela ordem do capital, que culmina no processo de fragmentação de todos os outros processos de reprodução social, incluindo os formativos. Aponta os novos paradigmas epistemológicos construídos a partir da era do racionalismo moderno, resultando no modelo biomédico na formação em saúde. Retrata o surgimento e crescimento da Educação Interprofissional no mundo e no Brasil. Aborda, por fim, a Educação Interprofissional na Escola de Ciências Sociais e de Saúde, ECISS, da PUC Goiás, no ano de 2020. A pesquisa baseou-se em fontes bibliográficas e documentais; além de entrevistas com especialistas na formação em saúde vinculados a ECISS, PUC Goiás. Como conclusão principal identificou- se as limitações do modelo biomédico em compreender o objeto saúde e a necessária construção de um novo paradigma para a formação em saúde que incorpore a interprofissionalidade.
Palavras-chave: Educação interprofissional
Formação profissional
Saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1348
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela.pdf631,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador