PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1347
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing: um instrumento de comunicação para os escritórios contábeis em Goiânia
Autor(es): Morais, Deuziany Rodrigues
Primeiro Orientador: Costa, Sérgio de Lima Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Neto, Brasilino José
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Elis Regina de
Resumo: O marketing se mostra como um importante instrumento de comunicação para as mais variadas áreas do conhecimento, e para escritórios contábeis não é diferente. A presente pesquisa surgiu da necessidade de fazer com que o profissional contábil seja reconhecido como parte importante dos processos de qualquer empresa, dando visibilidade e posicionando esse profissional, com seus conhecimentos e habilidades, como essencial em um país com leis tributárias em constante evolução. O objetivo foi avaliar como o marketing promove vantagens competitivas aos escritórios de Contabilidade se utilizado como uma ferramenta de comunicação, assim como analisar as mídias digitais utilizadas para tal. Para atingir tais finalidades, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de um levantamento bibliográfico da literatura científica dos últimos 20 anos, de natureza básica e caráter descritivo. Os resultados mostram que o marketing contábil produz resultados relevantes na construção da marca dos escritórios e profissionais de Contabilidade, tanto na aquisição quanto na retenção de clientes, além de se mostrar como um instrumento importante de comunicação, que aproxima profissional contábil do cliente. Conclui-se que o uso dessa ferramenta deve ser adotado pelos escritórios contábeis de Goiânia para que divulguem o trabalho desse importante profissional, posicionem a sua marca no mercado e tenham maior facilidade na aquisição de novos clientes.
Abstract: The present work seeks to evaluate the advantages of using marketing as a communication tool for Goiânia's accounting offices. The research arose from the need to make the accounting professional recognized as an important part of the processes of any company, giving visibility and positioning this professional, with his knowledge and skills, as essential in a country with constantly evolving tax laws. The objective was to evaluate how marketing promotes competitive advantages for accounting offices if used as a communication tool, as well as to analyze the digital media used for this. To achieve these purposes, a qualitative research was carried out through a bibliographic survey of the scientific literature of the last 20 years, with a basic nature and descriptive character. The results show that accounting marketing produces relevant results in building the brand of offices and accounting professionals, both in the acquisition and retention of clients, in addition to being an important communication tool that brings accounting professionals closer to the client. It is concluded that the use of this tool must be adopted by the accounting offices of Goiânia so that they may disclose the work of this important professional, position their brand in the market and have an easier time in the acquisition of new customers.
Palavras-chave: Marketing contábil
Mídias digitais
Relacionamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1347
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEUZIANY.pdfMARKETING: um instrumento de comunicação para os escritórios contábeis em Goiânia12,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador