PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/132
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violencia das torcidas organizadas no futebol goianiense contemporâneo.
Autor(es): Rosimeire Coutinho de Oliveira
Primeiro Orientador: Míriam Moema de Castro MAachado Mascarenhas Roriz
metadata.dc.contributor.referee1: José Aluisio e Araujo Jr.
metadata.dc.contributor.referee2: Míriam Moema de Castro M Roriz
Resumo: Este trabalho teve como tema central a violência das torcidas organizadas no futebol goianiense contemporâneo, com o objetivo de investigar e entender as suas causas e consequências relacionadas ao comportamento de rivalidades entre elas dentro e fora das arquibancadas. A princípio, buscou-se elucidar como surgiram as torcidas organizadas de futebol e o impacto que as práticas de crimes acometidos pelas mesmas causam na vida das próprias torcidas e da sociedade. Buscou-se, também, conceituar a violência; relatar os índices de mortes; analisar quem são os autores desses atos; pesquisar a motivação, os problemas e as causas das rixas. O intuito desta monografia, ainda, foi apresentar normas punitivas de aplicabilidades capazes de diminuir e coibir as práticas de crimes de torcidas organizadas, além de questionar a sua extinção x preservação no contexto futebolístico goianiense. A presente pesquisa se caracterizou como analítica, investigativa, explicativa, estudo de caso e foi fundamentada nos métodos científicos para entender o tema. Dessa forma, a metodologia foi feita a partir das referências, jurisprudência, Constituição Federal, Estatuto do Torcedor, doutrinas, legislação e também por meio de estatísticas, que elucidou dados certos acerca da violência e homicídio das práticas de crimes das torcidas organizadas. Desta feita, chegou-se à conclusão de que o fenômeno da violência e rixas das Torcidas organizadas cresce assustadoramente, nas torcidas do Goiás e Vila Nova.
Palavras-chave: futebol; torcida organizada; estatuto; violência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/132
Data do documento: 16-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violencia das trocidas organizadas -Rosimeire TCC.pdf281,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador