PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Contábeis
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância das informações contábeis para auxiliar a tomada de decisão nas microempresas
Autor(es): Guerra, Alda Mirtes
Primeiro Orientador: Marin, Alessandro do Prado
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Thaisa Renata dos
metadata.dc.contributor.referee2: Porto, Elizabeth Vieira
Resumo: O estudo objetivou apresentar as características das produções científicas de artigos periódicos sobre a importância das informações contábeis para auxiliar a tomada de decisão nas microempresas, disponível na base de dados do Google acadêmico, no qual foram selecionados 20 artigos dentre os períodos entre 2017 a julho de 2020. A justificativa da proposta da pesquisa baseou-se na ampliação e aprofundamento dos conhecimentos acadêmicos, para que possa ajudar às Microempresas. Metodologicamente o estudo caracterizou-se como pesquisa aplicada, qualitativa, quantitativa, exploratória, e na estratégia bibliométrica e análise de conteúdo. As características dos vinte artigos do portfólio apontou predominância de trabalhos com três autores em (35%). Quanto à titulação (47,69%), dos autores mencionados obtiveram destaque em graduação (23,08%). A região sudeste do Brasil foi responsável por 30% das publicações, seguida da região norte responsável por 25% e com estrato Qualis, três B3, duas B4. A análise de conteúdo evidenciou que os artigos não possuíam como escopo central a discussão a importância das informações contábeis para auxiliar a tomada de decisão nas microempresas, nos quais foram enfocados aspectos sobre a contabilidade gerencial, em face disso houve à ausência de trabalhos na temática dos artigos analisados.
Palavras-chave: Informações contábeis
Tomada de decisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1315
Data do documento: 5-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Alda Guerra.pdf766,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador