PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1237
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NO GRUPO FRUT CENTER.
Título(s) alternativo(s): ORGANIZATIONAL CLIMATE SURVEY: A STUDY IN FRUT CENTER GROUP.
Autor(es): Campanhã, Ana Lídia Marcelino
Primeiro Orientador: Lima, Tereza Cristina Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Galvão, Frederico Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Dias, Silvana de Brito Arrais
metadata.dc.contributor.referee1: Campanhã, Ana Lídia Marcelino
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Tereza Cristina Pinheiro
metadata.dc.contributor.referee3: Galvão, Frederico Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Dias, Silvana de Brito Arrais
Resumo: A preocupação com a dimensão humana e a valorização das pessoas tem sido cada vez mais, intensificada e tem adquirido relevância estratégica no ambiente empresarial. Diante dessa análise, torna-se relevante desenvolver estudos sobre o clima organizacional como a percepção coletiva que os empregados têm da empresa, através de indicadores que visam conhecer a satisfação e bem-estar dos funcionários e o grau de confiança que os mesmos depositam na empresa. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa exploratória descritiva com análise quanti-qualitativa no Grupo Frut Center em outubro de 2020. A pesquisa de clima fundamentou-se em dez indicadores: Comunicação, Remuneração, Liderança e Superiores, Imagem da Empresa, Ambiente Físico de Trabalho, Relacionamento Interno, Planejamento, Tecnologia da Informação, Qualidade de Vida no trabalho e Desenvolvimento Profissional. Evidencia-se, então, que o clima organizacional da empresa é bom, mas deve melhorar através de planos de ação e da manutenção de ações já existentes.
Abstract: The concern with the human dimension and the appreciation of people has been increasingly intensified and has acquired strategic relevance in the business environment. Given this analysis, it becomes relevant to develop studies on the organizational climate as the collective perception that employees have of the company, through indicators that aim to know the satisfaction and well-being of employees and the degree of trust that they place in the company. Methodologically, exploratory descriptive research with quantitative and qualitative analysis was used in the Frut Center Group on October 2020. The climate survey was based on ten pre-established indicators: Communication, Remuneration, Leadership and Superiors, Company Image, Physical Working Environment, Internal Relationship, Scheduling, Information Technology, Quality of Life at Work and Professional Development. It is evident, then, that the organizational climate of the company is good, but it should get better through action plans and the maintenance of existing actions
Palavras-chave: Clima organizacional. Gestão de pessoas. Pesquisa de Clima Organizacional. Indicadores de Clima.
Organizational Climate. People Management. Organizational Climate Survey. Business Climate Indicators.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1237
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LIDIA .pdfartigo548,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AUTORIZAÇÃO RAG ANA LIDIA CAMPANÃ.pdfautorização807,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador