PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação: a utilização do alternate reality game (ARG) ou jogo de realidade alternada para o ensino de física no ensino médio
Autor(es): Fernandes, Dhara Soares
Primeiro Orientador: Rios, Lilian Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Clebes Andre da
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Edson Vaz de
metadata.dc.contributor.referee3: Parizotto, Giovanna Moreno
Resumo: Durante minha graduação no curso de Licenciatura em Física na PUC Goiás, participei do PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - que teve duração de dezoito meses, iniciando em 2018/2 e concluindo em março de 2020. Tal projeto busca a estimulação de futuros professores para que, a partir das teorias apresentadas ao longo do curso de licenciatura, haja uma melhor aproximação com a realidade vivida em sala de aula. Em uma das reuniões realizada pelo professor supervisor tive a oportunidade de debater sobre projeto para o colégio, foi então ele perguntou qual é o perfil do aluno na sociedade contemporânea. A partir das discussões ocorridas, percebemos dois aspectos: que o jovem é imediatista e um nativo digital. Os Alternate Reality Game (ARG) ou Jogo de Realidade Alternada, são jogos que podem abarcar enigmas, pistas, jogos analógicos, experimentos, personificação, paródias, quizzes, computadores, quebra-cabeças, jogos digitais, aplicativos, GPS etc. Os ARG podem ser vistos como uma forma de combinar aprendizagem voluntária, resolução de problemas e colaboração. O problema elaborado pera essa pesquisa foi: Quais as contribuições para a construção de conhecimentos de eletricidade e magnetismo que um projeto de gameficações, utilizando o jogo de realidade alternativa ARG desenvolvido com estudantes da 3ª Série do Ensino Médio é capaz de promover? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa embasada em referências do Ensino de Física, no qual a interpretação dos resultados é produto de uma visão subjetiva, com uma fundamentação teórica, a partir da percepção de autores da educação. O jogo, denominado “Elektron City” foi desenvolvido com uma turma da 3ª Série do Ensino Médio durante o mês de novembro de 2020 em uma escola militarizada da Rede Pública Estadual de Goiás. Em um ano marcado pelo isolamento social e pelo regime remoto de aulas, o jogo, por suas condições de interatividade, foi fundamental para que os estudantes fossem motivados a participarem e a contribuírem.
Palavras-chave: Gamificação
ARG
Física
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Data do documento: 8-Dez-2020
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