Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Dhara Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T23:58:19Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T23:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | ARG | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Gamificação: a utilização do alternate reality game (ARG) ou jogo de realidade alternada para o ensino de física no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rios, Lilian Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7898-7955 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1519144790939017 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Clebes Andre da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0166-6536 | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6290401622695088 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Edson Vaz de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7386725047300635 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Parizotto, Giovanna Moreno | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628587731586467 | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante minha graduação no curso de Licenciatura em Física na PUC Goiás, participei do PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - que teve duração de dezoito meses, iniciando em 2018/2 e concluindo em março de 2020. Tal projeto busca a estimulação de futuros professores para que, a partir das teorias apresentadas ao longo do curso de licenciatura, haja uma melhor aproximação com a realidade vivida em sala de aula. Em uma das reuniões realizada pelo professor supervisor tive a oportunidade de debater sobre projeto para o colégio, foi então ele perguntou qual é o perfil do aluno na sociedade contemporânea. A partir das discussões ocorridas, percebemos dois aspectos: que o jovem é imediatista e um nativo digital. Os Alternate Reality Game (ARG) ou Jogo de Realidade Alternada, são jogos que podem abarcar enigmas, pistas, jogos analógicos, experimentos, personificação, paródias, quizzes, computadores, quebra-cabeças, jogos digitais, aplicativos, GPS etc. Os ARG podem ser vistos como uma forma de combinar aprendizagem voluntária, resolução de problemas e colaboração. O problema elaborado pera essa pesquisa foi: Quais as contribuições para a construção de conhecimentos de eletricidade e magnetismo que um projeto de gameficações, utilizando o jogo de realidade alternativa ARG desenvolvido com estudantes da 3ª Série do Ensino Médio é capaz de promover? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa embasada em referências do Ensino de Física, no qual a interpretação dos resultados é produto de uma visão subjetiva, com uma fundamentação teórica, a partir da percepção de autores da educação. O jogo, denominado “Elektron City” foi desenvolvido com uma turma da 3ª Série do Ensino Médio durante o mês de novembro de 2020 em uma escola militarizada da Rede Pública Estadual de Goiás. Em um ano marcado pelo isolamento social e pelo regime remoto de aulas, o jogo, por suas condições de interatividade, foi fundamental para que os estudantes fossem motivados a participarem e a contribuírem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Física | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dhara Soares Fernandes.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador