PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Dhara Soares-
dc.date.accessioned2020-12-18T23:58:19Z-
dc.date.available2020-12-18T23:58:19Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectARGpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleGamificação: a utilização do alternate reality game (ARG) ou jogo de realidade alternada para o ensino de física no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Lilian Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7898-7955pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519144790939017pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Clebes Andre da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0166-6536-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290401622695088pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Edson Vaz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.contributor.referee3Parizotto, Giovanna Moreno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628587731586467pt_BR
dc.description.resumoDurante minha graduação no curso de Licenciatura em Física na PUC Goiás, participei do PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - que teve duração de dezoito meses, iniciando em 2018/2 e concluindo em março de 2020. Tal projeto busca a estimulação de futuros professores para que, a partir das teorias apresentadas ao longo do curso de licenciatura, haja uma melhor aproximação com a realidade vivida em sala de aula. Em uma das reuniões realizada pelo professor supervisor tive a oportunidade de debater sobre projeto para o colégio, foi então ele perguntou qual é o perfil do aluno na sociedade contemporânea. A partir das discussões ocorridas, percebemos dois aspectos: que o jovem é imediatista e um nativo digital. Os Alternate Reality Game (ARG) ou Jogo de Realidade Alternada, são jogos que podem abarcar enigmas, pistas, jogos analógicos, experimentos, personificação, paródias, quizzes, computadores, quebra-cabeças, jogos digitais, aplicativos, GPS etc. Os ARG podem ser vistos como uma forma de combinar aprendizagem voluntária, resolução de problemas e colaboração. O problema elaborado pera essa pesquisa foi: Quais as contribuições para a construção de conhecimentos de eletricidade e magnetismo que um projeto de gameficações, utilizando o jogo de realidade alternativa ARG desenvolvido com estudantes da 3ª Série do Ensino Médio é capaz de promover? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa embasada em referências do Ensino de Física, no qual a interpretação dos resultados é produto de uma visão subjetiva, com uma fundamentação teórica, a partir da percepção de autores da educação. O jogo, denominado “Elektron City” foi desenvolvido com uma turma da 3ª Série do Ensino Médio durante o mês de novembro de 2020 em uma escola militarizada da Rede Pública Estadual de Goiás. Em um ano marcado pelo isolamento social e pelo regime remoto de aulas, o jogo, por suas condições de interatividade, foi fundamental para que os estudantes fossem motivados a participarem e a contribuírem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.degree.graduationFísica-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dhara Soares Fernandes.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador