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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Gamificação: a utilização do alternate reality game (ARG) ou jogo de realidade alternada para o ensino de física no ensino médio |
Autor(es): | Fernandes, Dhara Soares |
Primeiro Orientador: | Rios, Lilian Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Clebes Andre da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Edson Vaz de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Parizotto, Giovanna Moreno |
Resumo: | Durante minha graduação no curso de Licenciatura em Física na PUC Goiás, participei do PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - que teve duração de dezoito meses, iniciando em 2018/2 e concluindo em março de 2020. Tal projeto busca a estimulação de futuros professores para que, a partir das teorias apresentadas ao longo do curso de licenciatura, haja uma melhor aproximação com a realidade vivida em sala de aula. Em uma das reuniões realizada pelo professor supervisor tive a oportunidade de debater sobre projeto para o colégio, foi então ele perguntou qual é o perfil do aluno na sociedade contemporânea. A partir das discussões ocorridas, percebemos dois aspectos: que o jovem é imediatista e um nativo digital. Os Alternate Reality Game (ARG) ou Jogo de Realidade Alternada, são jogos que podem abarcar enigmas, pistas, jogos analógicos, experimentos, personificação, paródias, quizzes, computadores, quebra-cabeças, jogos digitais, aplicativos, GPS etc. Os ARG podem ser vistos como uma forma de combinar aprendizagem voluntária, resolução de problemas e colaboração. O problema elaborado pera essa pesquisa foi: Quais as contribuições para a construção de conhecimentos de eletricidade e magnetismo que um projeto de gameficações, utilizando o jogo de realidade alternativa ARG desenvolvido com estudantes da 3ª Série do Ensino Médio é capaz de promover? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa embasada em referências do Ensino de Física, no qual a interpretação dos resultados é produto de uma visão subjetiva, com uma fundamentação teórica, a partir da percepção de autores da educação. O jogo, denominado “Elektron City” foi desenvolvido com uma turma da 3ª Série do Ensino Médio durante o mês de novembro de 2020 em uma escola militarizada da Rede Pública Estadual de Goiás. Em um ano marcado pelo isolamento social e pelo regime remoto de aulas, o jogo, por suas condições de interatividade, foi fundamental para que os estudantes fossem motivados a participarem e a contribuírem. |
Palavras-chave: | Gamificação ARG Física Ensino médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1228 |
Data do documento: | 8-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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