Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1183
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Aeroporto Internacional Santa Genoveva e os impactos ruidosos em seu entorno |
Título(s) alternativo(s): | Santa Genoveva international airport and the surroundings noise impacts |
Autor(es): | Silva, Italo Rodrigo Souza e |
Primeiro Orientador: | Machado, Humberto César |
metadata.dc.contributor.referee1: | Miranda, Ana Valéria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Roberto Márcio dos |
Resumo: | O trabalho apresentado busca estudar o impacto do ruído aeronáutico na zona aeroportuária de Goiânia, com objetivo geral de analisar e mostrar se as zonas de ruído do aeroporto Santa Genoveva que cobrem a zona urbana são nocivas ou não para as pessoas que moram ou trabalham na região. As pessoas expostas ao nível elevado de poluição sonora podem sofrer impactos negativos na saúde física e mental, podendo desenvolver distúrbios comparado a quem não é exposto ao ruído. Por tanto, foram realizadas pesquisas pelo método bibliográfico para a elaboração do trabalho. Através da análise das imagens de satélite juntamente com o mapa de ruído do aeroporto estudado, constata-se que a zona de maior nível de decibéis encontra-se dentro do perímetro aeroportuário, sendo ela a mais danosa. E uma pequena parcela da urbanização fica exposta à níveis sonoros que podem causar efeitos negativos na saúde, não é um nível elevado, mas já se encontra acima do limite seguro que pode apresentar risco se o tempo de exposição for prolongado. |
Abstract: | The presented work aims to study the impact of aeronautical noise in the airport zone of Goiânia, with the general goal of analyzing and showing whether the noise zones of the Santa Genoveva airport, which cover the urban area, are harmful or not for the people who live or work in the region. People exposed to a high level of noise may suffer negative impacts on physical and mental health and may develop disorders in when compared to those who are not exposed to noise. Therefore, research was carried out using the bibliographic method for the preparation of the work. Through the analysis of satellite images together with the noise map of the studied airport, turns out that the area with the highest level of decibels is found within the airport perimeter, being the most harmful. And a small part of the urbanization is exposed to noise levels that can cause negative health effects, it is not a high level, but it is still above the safe limit that can present a risk if the exposure time is prolonged. |
Palavras-chave: | Ruído aeronáutico Poluição sonora Sade Sustentabilidade Medicina aeronáutica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Gestão e Negócios |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1183 |
Data do documento: | 23-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Aeronáuticas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ITALO RODRIGO TRABALHO FINAL.docx | 902,79 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador