PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1179
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SEXUAL NAS CAPITAIS BRASILEIRAS
Autor(es): Luísa Martins Medeiros Coutinho, Williane Vivian da Costa Martins
Primeiro Orientador: Silvio José de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Kenia Alessandra Araújo Celestino
metadata.dc.contributor.referee2: Andreia Gontijo da Silva Souza
Resumo: OBJETIVO: Descrever a distribuição temporal da violência doméstica e sexual em mulheres, nas capitais brasileiras, no período de 2013 a 2018. MATERIAL E MÉTODO: Estudo descritivo, quantitativo, epidemiológico. O estudo foi realizado pela base de dados DATASUS, através de todos os casos notificados no período de 2013 a 2018, utilizando as variáveis: faixa etária, escolaridade, raça e situação conjugal. Foram utilizados como critérios de inclusão, casos notificados no sexo feminino e habitantes no Brasil. Para estudo das variáveis foram elaboradas tabelas no Excel, e posteriormente transferidas para Word, para análise dos resultados. RESULTADOS: Notou-se uma ascensão no número de notificações durante o período delimitado para o estudo. A capital São Paulo concentra a maior taxa de notificação, com 17,4% dos casos. Mulheres na faixa etária de 20-29 anos obtém o 21,1% das notificações. A raça parda soma 45%, assim como mulheres do ensino fundamental incompleto que concentra o maior número de notificações. Através dos resultados obtidos e da discussão levantada, foi elaborado um plano de mitigação das violências doméstica e sexual no Brasil, constituído de causas, intervenções e objetivos. CONCLUSAO: O desenvolvimento deste estudo possibilitou a descrição da violência doméstica e sexual contra a mulher nas capitais brasileiras no período delimitado, ressaltando que tal problema vem acometendo mulheres em todos os níveis sociais, e maiormente, em mulheres em situação de vulnerabilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebeu - se a necessidade da criação, e efetivação das já existentes, leis de proteção a mulher. É importante ressaltar que trabalho multiprofissional é de extrema importância para tal diminuição. Portanto, o trabalho evidenciou a necessidade de fortalecer discussões sobre o assunto, nos ambientes saúde, jurídico e social.
Palavras-chave: Saúde coletiva
Promoção da saúde
CNPq: Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1179
Data do documento: 9-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUISA E WILLIANE FINAL.docx125,2 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador