PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1151
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: historiando o processo
Autor(es): Pereira, Bárbara Cristina de Vila
Primeiro Orientador: Oliveira, Antonio Evaldo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcos Antônio da
metadata.dc.contributor.referee2: ..., ...
Resumo: Quando a escola é dirigida por um gestor, a tomada de decisões é realizada de maneira coletiva, onde cada membro da instituição fornece sugestões embasadas no recorte de sua área de atuação. Desta forma, os riscos de erros são bem menores, pois cada indivíduo atua de forma reflexiva e compreensiva no departamento em que atua. Esta é a principal diferença entre um gestor (toma decisões no coletivo) e um diretor (toma decisões no individual). O tema da gestão democrática participativa deve ser aprofundado pela influência na melhoria da gestão colegiada. Além disso, o educador precisa se apropriar deste conhecimento para que sua prática pedagógica seja cada vez mais inovadora. O estudo bibliográfico se baseia em literaturas estruturadas, obtidas de livros e artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais. A gestão democrática foi uma conquista significativa da Constituição de 1988. É válido esmiuçar tal nomenclatura, onde gestor refere-se aquele que efetua as exigências dos superiores da educação, transformando-se em um sujeito alienado. O termo democrático, por sua vez, não possui um conceito estruturado na Constituição. Portanto, a definição que se tem sobre "gestão democrática" é modificada e enganosa.
Palavras-chave: A Gestão Democrática na Escola
O Trabalho Coletivo na Escola
O Projeto Pedagógica como Instrumento de Autonomia da Escola
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1151
Data do documento: 11-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AE Monografia Barbara Cristina de Vila Pereira.docx83,02 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador