PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: História e decolonialidade: as mulheres negras nos livros didáticos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): History and decoloniality: black women in the educational teaching books
Autor(es): Braz, Ana Clara Ferreira
Primeiro Orientador: Marinho, Thais Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a presença das mulheres negras no livro didático de História, História.doc, utilizado nos anos de 2017, 2018 e 2019, de autoria de Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria e Daniela Buono, por todos/as professores/as de História do ensino fundamental do Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça, em Hidrolândia, Goiás. A metodolgogia utilizada se pautou na análise de Discurso. Procuramos averiguar se o material didático analisado apresenta as mulheres negras em todos os períodos da História do Brasil visando superar representações estereotipadas das mesmas, a fim de promover uma consciência histórica nos/as discentes a partir do pluralismo histórico, rompendo com uma visão linear e hegêmonica de História. Assim, buscaremos desenvolver uma pesquisa que dialoga com as questões de raça, classe e gênero, expondo como a colonialidade afeta os processos de emancipação social das mulheres negras dentro da sociedade e como o material didático pode ser agente da perpetuação dos moldes de machismo e racismo, quando constrói uma educação histórica pautada por representações sociais negativas, que silenciam e invisibilizam a atuação e participação das mulheres negras ao longo da história brasileira.
Abstract: This work presents an analysis of the presence of black women in the history textbook, História.doc, used in the years 2017, 2018 and 2019, by Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono, by all History teachers of elementary school at Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça, in Hidrolândia, Goiás. The methodology used was based on Discourse analysis. We tried to find out if the didactic material analyzed presents black women in all periods of the History of Brazil, aiming to overcome stereotyped representations of them, in order to promote a historical awareness in students from historical pluralism, breaking with a linear and hegemonic view Of history. Thus, we will seek to develop a research that dialogues with the issues of race, class and gender, exposing how coloniality affects the processes of social emancipation of black women within society and how didactic material can be an agent of the perpetuation of the molds of machismo and racism , when it builds a historical education based on negative social representations, which silence and make invisible the performance and participation of black women throughout Brazilian history.
Palavras-chave: Mulheres negras
Consciência histórica
Colonialidade
Educação histórica
Livro didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1114
Data do documento: 10-Dez-2020
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