PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraz, Ana Clara Ferreira-
dc.date.accessioned2020-12-18T14:19:29Z-
dc.date.available2020-12-18T14:19:29Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1114-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the presence of black women in the history textbook, História.doc, used in the years 2017, 2018 and 2019, by Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria and Daniela Buono, by all History teachers of elementary school at Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça, in Hidrolândia, Goiás. The methodology used was based on Discourse analysis. We tried to find out if the didactic material analyzed presents black women in all periods of the History of Brazil, aiming to overcome stereotyped representations of them, in order to promote a historical awareness in students from historical pluralism, breaking with a linear and hegemonic view Of history. Thus, we will seek to develop a research that dialogues with the issues of race, class and gender, exposing how coloniality affects the processes of social emancipation of black women within society and how didactic material can be an agent of the perpetuation of the molds of machismo and racism , when it builds a historical education based on negative social representations, which silence and make invisible the performance and participation of black women throughout Brazilian history.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleHistória e decolonialidade: as mulheres negras nos livros didáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeHistory and decoloniality: black women in the educational teaching bookspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2088-4408pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre a presença das mulheres negras no livro didático de História, História.doc, utilizado nos anos de 2017, 2018 e 2019, de autoria de Ronaldo Vainfas, Jorge Ferreira, Sheila de Castro Faria e Daniela Buono, por todos/as professores/as de História do ensino fundamental do Colégio Estadual Deputado Manoel Mendonça, em Hidrolândia, Goiás. A metodolgogia utilizada se pautou na análise de Discurso. Procuramos averiguar se o material didático analisado apresenta as mulheres negras em todos os períodos da História do Brasil visando superar representações estereotipadas das mesmas, a fim de promover uma consciência histórica nos/as discentes a partir do pluralismo histórico, rompendo com uma visão linear e hegêmonica de História. Assim, buscaremos desenvolver uma pesquisa que dialoga com as questões de raça, classe e gênero, expondo como a colonialidade afeta os processos de emancipação social das mulheres negras dentro da sociedade e como o material didático pode ser agente da perpetuação dos moldes de machismo e racismo, quando constrói uma educação histórica pautada por representações sociais negativas, que silenciam e invisibilizam a atuação e participação das mulheres negras ao longo da história brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9920466628303134pt_BR
dc.degree.graduationHistória-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HISTÓRIA E DECOLONIALIDADE - ANA CLARA TCC - .pdf5,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador