PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/11062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CEM: centro de ensino montessoriano
Autor(es): Duarte, Sara Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maria Eliana Jubé
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Fernando Henrique Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Renato de Castro e
metadata.dc.contributor.referee3: Simoni, Thaís Valle Di
Resumo: O presente trabalho propõe um projeto arquitetônico de uma escola infantil Montessori que será desenvolvido como uma instituição privada, considerando a alta demanda por profissionais qualificados, a complexidade da estrutura escolar e suas diretrizes, além da necessidade de diversificação dos ambientes, alinhados aos pilares montessorianos que fundamentam esse modelo de ensino, e será situado na cidade de Goiânia, Goiás. Para tanto, os ambientes sugeridos devem seguir as premissas que viabilizem espaços construídos adequados a este método de ensino – indo controvérsia da pedagogia tradicional das escolas. Espaços bem planejados e organizados despertam o interesse dos alunos, tornando o ambiente educativo mais agradável, estimulante e seguro, estes, ultrapassam as questões de conforto térmico e acústico, ergonomia, infraestrutura, implantação dos espaços e conceituação do programa de necessidades. Para aprimorar a qualidade do ambiente escolar, o ensino atual ao redor do mundo adota metodologias alternativas que dialogam diretamente com a arquitetura. No método Montessori, o ambiente é organizado e pensado para que estimule os alunos a serem protagonistas do seu próprio aprendizado, fazendo que eles interajam com o ambiente por conta própria, com os materiais necessários ao seu alcance e livres para se movimentar e ter contato com os colegas. Dessa forma, eles se auto educam e desenvolvem-se social, emocional e intelectualmente (ESCOLA INFANTIL MONTESSORI, 2017).
Palavras-chave: Metodologia alternativa
Protagonismo do aluno
Ambiente agradável
Ambiente estimulante
Ambiente seguro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/11062
Data do documento: 22-Jun-2026
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEM_Centro de ensino Montessori_SARA SILVA DUARTE BRAGA.pdf29,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA_SARA SILVA DUARTE BRAGA.pdf233,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador