PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1101
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Parâmetros teórico-metodológicos da formação em educação física: concepção teórica versus prática profissional
Autor(es): Dias, Bruno Salvador
Primeiro Orientador: Ventura, Paulo Roberto Veloso
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Thiago Camargo
Resumo: O presente trabalho apresenta como tema, parâmetros teórico-metodológicos na formação profissional em Educação Física. Como problema apresenta-se a seguinte questão, os projetos curriculares dos cursos de formação de graduados em Educação Física contêm indicadores sobre os parâmetros teórico-metodológicos que protagonizem interesse para o estudo das concepções da Educação Física? O objetivo geral dessa pesquisa é compreender se os parâmetros teórico-metodológicos influenciam na qualidade da formação em Educação Física. Essa pesquisa tem como marco teórico o Materialismo Histórico Dialético e sua tipologia por objetivo se constitui como compreensiva e por delineamento como bibliográfica. Como técnicas de procedimentos foram utilizadas análises de conteúdo e de documentos. Para análise dos dados foi utilizada a abordagem qualitativa. Foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de formação em Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior de Goiânia. Nas análises percebe-se posturas críticas em relação as Diretrizes Curriculares Nacionais que apresentam parâmetros que visam fragmentar a formação e o próprio conhecimento atendendo as demandas mercadológicas. Percebe-se também a presença de parâmetros de cunho crítico que possibilitam um processo de formação de professores de qualidade. A presença de parâmetros teórico-metodológicos de cunho crítico permite a formação de um profissional melhor qualificado para que esse supere o fazer pragmático nas aulas de Educação Física possibilitando aos alunos que se apropriem do campo teórico da Cultura Corporal para que se promovam as transformações necessárias na escola.
Abstract: The present work presents as a theme, theoretical-methodological parameters in professional training in Physical Education. As a problem the following question arises, do the curricular projects of training courses for graduates in Physical Education contain indicators on the theoretical and methodological parameters that are of interest for the study of the concepts of Physical Education? The general objective of this research is to understand if the theoretical-methodological parameters influence the quality of training in Physical Education. This research has as its theoretical framework Dialectical Historical Materialism and its typology by objective is constituted as comprehensive and outlined as bibliographic. As procedural techniques used content and document analysis. For data analysis, a qualitative approach was used. The Pedagogical Projects of Physical Education training courses of two Higher Education Institutions in Goiânia were analyzed. In the analyzes, it is possible to perceive critical attitudes in relation to the National Curricular Guidelines that present parameters that aim to fragment the training and the knowledge itself, meeting the market demands. It is also perceived the presence of critical parameters that enable a process of training quality teachers. The presence of critical theoretical-methodological parameters allows the formation of a better qualified professional so that he / she can overcome the pragmatic practice in Physical Education classes, allowing students to take ownership of the theoretical field of Corporal Culture so that the necessary transformations in promoting school.
Palavras-chave: Parâmetros teórico-metodológicos
Formação de professores
Educação física escolar
Intervenção profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1101
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUC TCC Bruno Versão Final.pdf348,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador