PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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dc.creatorDias, Bruno Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-18T02:05:39Z-
dc.date.available2020-12-18T02:05:39Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1101-
dc.description.abstractThe present work presents as a theme, theoretical-methodological parameters in professional training in Physical Education. As a problem the following question arises, do the curricular projects of training courses for graduates in Physical Education contain indicators on the theoretical and methodological parameters that are of interest for the study of the concepts of Physical Education? The general objective of this research is to understand if the theoretical-methodological parameters influence the quality of training in Physical Education. This research has as its theoretical framework Dialectical Historical Materialism and its typology by objective is constituted as comprehensive and outlined as bibliographic. As procedural techniques used content and document analysis. For data analysis, a qualitative approach was used. The Pedagogical Projects of Physical Education training courses of two Higher Education Institutions in Goiânia were analyzed. In the analyzes, it is possible to perceive critical attitudes in relation to the National Curricular Guidelines that present parameters that aim to fragment the training and the knowledge itself, meeting the market demands. It is also perceived the presence of critical parameters that enable a process of training quality teachers. The presence of critical theoretical-methodological parameters allows the formation of a better qualified professional so that he / she can overcome the pragmatic practice in Physical Education classes, allowing students to take ownership of the theoretical field of Corporal Culture so that the necessary transformations in promoting school.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParâmetros teórico-metodológicospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectIntervenção profissionalpt_BR
dc.titleParâmetros teórico-metodológicos da formação em educação física: concepção teórica versus prática profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ventura, Paulo Roberto Veloso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559pt_BR
dc.contributor.referee1Iwamoto, Thiago Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como tema, parâmetros teórico-metodológicos na formação profissional em Educação Física. Como problema apresenta-se a seguinte questão, os projetos curriculares dos cursos de formação de graduados em Educação Física contêm indicadores sobre os parâmetros teórico-metodológicos que protagonizem interesse para o estudo das concepções da Educação Física? O objetivo geral dessa pesquisa é compreender se os parâmetros teórico-metodológicos influenciam na qualidade da formação em Educação Física. Essa pesquisa tem como marco teórico o Materialismo Histórico Dialético e sua tipologia por objetivo se constitui como compreensiva e por delineamento como bibliográfica. Como técnicas de procedimentos foram utilizadas análises de conteúdo e de documentos. Para análise dos dados foi utilizada a abordagem qualitativa. Foram analisados os Projetos Pedagógicos de Cursos de formação em Educação Física de duas Instituições de Ensino Superior de Goiânia. Nas análises percebe-se posturas críticas em relação as Diretrizes Curriculares Nacionais que apresentam parâmetros que visam fragmentar a formação e o próprio conhecimento atendendo as demandas mercadológicas. Percebe-se também a presença de parâmetros de cunho crítico que possibilitam um processo de formação de professores de qualidade. A presença de parâmetros teórico-metodológicos de cunho crítico permite a formação de um profissional melhor qualificado para que esse supere o fazer pragmático nas aulas de Educação Física possibilitando aos alunos que se apropriem do campo teórico da Cultura Corporal para que se promovam as transformações necessárias na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
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dc.degree.graduationEducação Física-
dc.degree.levelGraduação-
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