Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1080
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A inclusão de alunos autistas nas aulas de educação física do ensino fundamental |
Autor(es): | Xavier, Karoline da Silva |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Maria Zita |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moraes, Rafael Felipe de |
Resumo: | A tônica deste trabalho está voltada para refletir sobre os efeitos da inclusão alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física escolar. Como o tema é muito amplo e dentro do mesmo, podem ser abrangidos vários segmentos de pesquisas. Portanto, foi concentrado a atenção aos sujeitos com autismo, que nos últimos anos têm sido cada vez mais inseridos em turmas comuns. Esse crescimento pode estar atrelado a lei Berenice Piana de n.12.764-2012- nome dado em homenagem a uma mãe que tem um filho autista e luta pelos seus direitos. O objetivo é refletir sobre as dificuldades neste processo nas aulas de Educação Física. Para cumprir tais objetivos, foi realizado uma pesquisa bibliográfica tendo como referências autores de renome na área alvo. A partir da pesquisa, verificamos entre outros aspectos, que a inclusão de alunos com autismo nas aulas de Educação Física pode ser cada vez mais aprimorada e efetivada, através de uma boa formação dos professores, e outros fatores para que a inclusão seja de qualidade , pautada nas necessidades educacionais de cada aluno. |
Abstract: | The main focus of this work is to reflect on the effects of including students with special educational needs in school Physical Education classes. As the topic is very broad and within it, several research segments can be covered. Therefore, attention was paid to subjects with autism, who in recent years have been increasingly inserted into ordinary classes. This growth may be linked to the law Berenice Piana of 12.764-2012 - name given in honor of a mother who has an autistic child and fights for her rights. The objective is to reflect on the difficulties in this process in Physical Education classes. In order to fulfill these objectives, a bibliographic search was carried out with reference to renowned authors in the target area. From the research, we verified, among other aspects, that the inclusion of students with autism in Physical Education classes can be increasingly improved and made effective, through a good training of teachers, and other factors so that inclusion is of quality, based on educational needs of each student. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Autismo Educação física |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1080 |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC Educação física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia fase final-Karoline Xavier.pdf | 812,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador