PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autismo: compreender e acolher as famílias
Título(s) alternativo(s): Autism: undestanding and sheltering families
Autor(es): Braga, Vera Lucia Costa De Almeida
Primeiro Orientador: Fernandes, Sandra de Freitas Paniago
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eliana Souza da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Eliane Faleiro de
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é definido a partir de avaliações comportamentais, caracterizado por déficits na comunicação social, na interação, sensibilidade sensorial, coordenação motora e níveis de atenção. Acontece que o TEA não traz consigo apenas dificuldades para as pessoas portadoras desta condição, mas também para todas as pessoas ao seu redor. Partindo desta informação, este trabalho tem como objetivo principal analisar os efeitos e consequências do diagnóstico de uma pessoa autista em seus círculos sociais, família e amigos, assim como para os cuidadores pagos para acompanhar e buscar uma melhor qualidade de vida que podem oferecer aos seus pacientes. Para tal, foi implementada uma metodologia do tipo revisão sistemática de literatura científica sobre o compreender e agir em família de crianças com diagnósticos de TEA. Como resultados, foram selecionados oito artigos científicos, sendo metade deles oriundos de revistas e a outra metade de periódicos e repositórios. O material de pesquisa analisado dissertou em uníssono a respeito da importância do apoio familiar (sentimental, emocional, financeiro, entre outros) na redução dos problemas ocasionados pelo diagnóstico de TEA. Portanto, apesar das dificuldades de comunicação e alimentação das pessoas com TEA e do possível surgimento de estresse e sintomas depressivos nas pessoas que fazem parte de seus círculos sociais, o espaço amostral deste estudo denota que o diferencial na qualidade de vida para as pessoas portadoras da doença é a presença e o apoio familiar e a busca por informações a respeito desta condição tão complexa.
Abstract: Autistic Spectrum Disorder is defined based on behavioral assessments, characterized by deficits in social communication, interaction, sensory sensitivity, motor coordination and levels of attention. It turns out that ASD not only brings difficulties for people with this condition, but also for everyone around them. Based on this information, this work has as main objective to analyze the effects and consequences of the diagnosis of an autistic person in their social circles, family and friends, as well as for the caretakers paid to assist and provide a better quality of life that they can offer to their patients. Nevertheless, a systematic review of the scientific literature on understanding and acting in the family of children with ASD diagnoses was implemented. As results, eight scientific articles were selected, half of them from scientific journals and the other half from magazines and repositories. The analyzed research material spoke in unison about the importance of family support (sentimental, emotional, financial, among others) in reducing the problems caused by the diagnosis of ASD. Therefore, despite the communication and feeding difficulties of ASD patients and the possible appearance of stress and depressive symptoms in people who are part of their social circles, the sample space of this study denotes that the difference in quality of life for people with ASD disease is the presence and family support and the search for information about this complex condition.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Relações familiares
Dificuldades
Mães-cuidadoras
Autistic spectrum disorder (ASD)
Family relationships
Difficulties
Caregiving mothers
TEA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1064
Data do documento: 7-Dez-2020
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