PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
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dc.creatorBraga, Vera Lucia Costa De Almeida-
dc.date.accessioned2020-12-17T14:07:46Z-
dc.date.available2020-12-17T14:07:46Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1064-
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder is defined based on behavioral assessments, characterized by deficits in social communication, interaction, sensory sensitivity, motor coordination and levels of attention. It turns out that ASD not only brings difficulties for people with this condition, but also for everyone around them. Based on this information, this work has as main objective to analyze the effects and consequences of the diagnosis of an autistic person in their social circles, family and friends, as well as for the caretakers paid to assist and provide a better quality of life that they can offer to their patients. Nevertheless, a systematic review of the scientific literature on understanding and acting in the family of children with ASD diagnoses was implemented. As results, eight scientific articles were selected, half of them from scientific journals and the other half from magazines and repositories. The analyzed research material spoke in unison about the importance of family support (sentimental, emotional, financial, among others) in reducing the problems caused by the diagnosis of ASD. Therefore, despite the communication and feeding difficulties of ASD patients and the possible appearance of stress and depressive symptoms in people who are part of their social circles, the sample space of this study denotes that the difference in quality of life for people with ASD disease is the presence and family support and the search for information about this complex condition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectDificuldades-
dc.subjectMães-cuidadoras-
dc.subjectAutistic spectrum disorder (ASD)-
dc.subjectFamily relationships-
dc.subjectDifficulties-
dc.subjectCaregiving mothers-
dc.subjectTEApt_BR
dc.titleAutismo: compreender e acolher as famíliaspt_BR
dc.title.alternativeAutism: undestanding and sheltering familiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Sandra de Freitas Paniago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724891897580919pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eliana Souza da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090340341501404pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Eliane Faleiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792639100893488pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista é definido a partir de avaliações comportamentais, caracterizado por déficits na comunicação social, na interação, sensibilidade sensorial, coordenação motora e níveis de atenção. Acontece que o TEA não traz consigo apenas dificuldades para as pessoas portadoras desta condição, mas também para todas as pessoas ao seu redor. Partindo desta informação, este trabalho tem como objetivo principal analisar os efeitos e consequências do diagnóstico de uma pessoa autista em seus círculos sociais, família e amigos, assim como para os cuidadores pagos para acompanhar e buscar uma melhor qualidade de vida que podem oferecer aos seus pacientes. Para tal, foi implementada uma metodologia do tipo revisão sistemática de literatura científica sobre o compreender e agir em família de crianças com diagnósticos de TEA. Como resultados, foram selecionados oito artigos científicos, sendo metade deles oriundos de revistas e a outra metade de periódicos e repositórios. O material de pesquisa analisado dissertou em uníssono a respeito da importância do apoio familiar (sentimental, emocional, financeiro, entre outros) na redução dos problemas ocasionados pelo diagnóstico de TEA. Portanto, apesar das dificuldades de comunicação e alimentação das pessoas com TEA e do possível surgimento de estresse e sintomas depressivos nas pessoas que fazem parte de seus círculos sociais, o espaço amostral deste estudo denota que o diferencial na qualidade de vida para as pessoas portadoras da doença é a presença e o apoio familiar e a busca por informações a respeito desta condição tão complexa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.relation.referencesCARVALHO-FILHA, F.S.S. et al. Coping e estresse familiar e enfrentamento na perspectiva do transtorno do espectro do autismo. Rev. Cient. Sena Aires. 2018; 7(1): 23-30. ESTANIESKI, I. I.; GUARANY, N. R. Qualidade de vida, estresse e desempenho. Rev Ter Ocup USP. mai./ago. 2015.; 26(2):194-200. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p194-200 FARIAS, J. M. S.; HENRIQUE, T. de M. Transtorno do Espectro do Autismo e Estresse Familiar: uma revisão bibliográfica sistemática integrativa. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário CESMAC, Maceió, 2016. FARO, K. C. A. et al. Autismo e mães com e sem estresse: análise da sobrecarga materna e do suporta familiar. Psico, Porto Alegre, 2019; 50(2):e 30080. GAIA, C. Autismo infantil: proposições para minimizar impactos do transtorno enfrentado pelos pais. Revista Margens Interdisciplinar, v.8, n.10, 2014. GOMES, P. T. M.; LIMA, L. H. L.; BUENO, M. K. G.; ARAÚJO, L. A.; SOUZA, N. M. Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática. Jornal de Pediatria, vol. 91, núm. 2, pp. 111-12. Sociedade Brasileira de Pediatria. Porto Alegre, Brasil, 2015. MACHADO, M. S. et al. Tornar-se família de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Contextos Clínicos, 11(3): 335-350, set./dez. 2018, Unisinos - DOI: 10.4013/ctc.2018.113.05 MIELE, F. G.; AMATO, C. A. de la H. Transtorno do espectro autista: qualidade de vida e estresse em cuidadores e/ou familiares – revisão de literatura. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Universidade Presbiteriana Mackenzie, CCBS – Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, , São Paulo, v.16, n.2, p. 89-102, 2016. DOI: 10.5935/1809-4139.20160010 PINTO, R. F. M. et al. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2016, set; 37(3):e61572. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.61572.pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologia-
dc.degree.levelGraduação-
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