PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dança inclusiva: currículo e formação profissional
Autor(es): Oliveira, Dayane da Silva
Primeiro Orientador: Ventura, Paulo Roberto Veloso
metadata.dc.contributor.referee1: Iwamoto, Thiago Camargo
Resumo: Este artigo tem como temática a Dança Inclusiva, o seu eixo de análise é a formação profissional de professores de Educação Física e Dança, que ao apresentar em seus projetos pedagógicos disciplinas da temática dança inclusiva encaminham a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de dança. O objetivo geral do artigo é analisar o currículo dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e Dança para saber em que medida subsidiam o trabalho com a inclusão. A dança inclusiva, é uma proposta de formação integral destes sujeitos, que busca solucionar exclusões sociais decorrentes das estereotipações da sociedade, portanto, a dança inclusiva é capaz de constituir seres humanos autônomos, que no movimento do dançar se compreendem como pessoas com singularidades, que exprimem as relações de expressividade corporal, cultural e social. O marco teórico que orienta este trabalho é o Materialismo Histórico Dialético, e através de uma pesquisa empírica de documentos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e Dança, das cincos regiões geopolíticas brasileiras, sendo quinze (15) projetos pedagógicos (PPCs) analisados com a finalidade de desvelar o contexto da formação acadêmica.
Abstract: This article has as its theme inclusive Dance, its axis of analysis is the professional training of teachers of Physical Education and Dance, which, when presenting in their pedagogical projects disciplines of the inclusive dance theme, direct the inclusion of people with disabilities in dance classes. The general objective of the article is to analyze the curriculum of degrees and bachelor's in Physical Education and Dance to know to what extent they subsidize work with inclusion. Inclusive dance is a proposal for integral formation of these subjects, which seeks to solve social exclusions resulting from the stereotypes of society, therefore, inclusive dance can constitute autonomous human beings, who in the dance movement understand themselves as people with singularities, who express relationships of bodily, cultural, and social expressiveness. The theoretical framework that guides this work is dialectical historical materialism, and through an empirical research of documents from undergraduate and bachelor's degrees in Physical Education and Dance, from the five Brazilian geopolitical regions, fifteen (15) pedagogical projects (PPCs) analyzed to unveil the context of academic training.
Palavras-chave: Inclusão
Formação profissional
Educação física
Dança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Data do documento: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUC TCC Dayane Artigo final.pdf273,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador