PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação Física - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Dayane da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-17T13:45:39Z-
dc.date.available2020-12-17T13:45:39Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1063-
dc.description.abstractThis article has as its theme inclusive Dance, its axis of analysis is the professional training of teachers of Physical Education and Dance, which, when presenting in their pedagogical projects disciplines of the inclusive dance theme, direct the inclusion of people with disabilities in dance classes. The general objective of the article is to analyze the curriculum of degrees and bachelor's in Physical Education and Dance to know to what extent they subsidize work with inclusion. Inclusive dance is a proposal for integral formation of these subjects, which seeks to solve social exclusions resulting from the stereotypes of society, therefore, inclusive dance can constitute autonomous human beings, who in the dance movement understand themselves as people with singularities, who express relationships of bodily, cultural, and social expressiveness. The theoretical framework that guides this work is dialectical historical materialism, and through an empirical research of documents from undergraduate and bachelor's degrees in Physical Education and Dance, from the five Brazilian geopolitical regions, fifteen (15) pedagogical projects (PPCs) analyzed to unveil the context of academic training.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleDança inclusiva: currículo e formação profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ventura, Paulo Roberto Veloso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559pt_BR
dc.contributor.referee1Iwamoto, Thiago Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5384867084797134pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como temática a Dança Inclusiva, o seu eixo de análise é a formação profissional de professores de Educação Física e Dança, que ao apresentar em seus projetos pedagógicos disciplinas da temática dança inclusiva encaminham a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de dança. O objetivo geral do artigo é analisar o currículo dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e Dança para saber em que medida subsidiam o trabalho com a inclusão. A dança inclusiva, é uma proposta de formação integral destes sujeitos, que busca solucionar exclusões sociais decorrentes das estereotipações da sociedade, portanto, a dança inclusiva é capaz de constituir seres humanos autônomos, que no movimento do dançar se compreendem como pessoas com singularidades, que exprimem as relações de expressividade corporal, cultural e social. O marco teórico que orienta este trabalho é o Materialismo Histórico Dialético, e através de uma pesquisa empírica de documentos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e Dança, das cincos regiões geopolíticas brasileiras, sendo quinze (15) projetos pedagógicos (PPCs) analisados com a finalidade de desvelar o contexto da formação acadêmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.relation.referencesANES, Rodrigo Roncato Marques; OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; VENTURA, Paulo Roberto Veloso. Currículo, formação docente e ginástica para todos. OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, E. Ginástica Para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: UEG, 2016. BRASIL, Lei de Diretrizes. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2002. BRASILEIRO, Lívia Tenório; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. ProPosições, v. 19, n. 3, p. 195-207, 2008. CIDADE, Ruth Eugênia Amarante; FREITAS, Patricia Silvestre de. Introdução à educação física e ao deporto para pessoas portadoras de deficiência. Curitiba: UFPR, 2002b. 23 CLARO, Catarina Pessoa Lopes. Avaliação de um programa de dança em jovens com necessidades educativas especiais. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana, 2012. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012. COSTA, Alberto Martins da; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 3, 2004. DICHER, Marilu; TREVISAM, Elisaide. A jornada histórica da pessoa com deficiência: inclusão como exercício do direito à dignidade da pessoa humana. In: CONPEDI. (Org.). Direito Internacional dos Direitos Humanos. João Pessoa: CONPEDI, 2015, v. 1, p. 254-276. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. Ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. Dança escolar: uma possibilidade na educação física. Movimento, v. 13, n. 2, p. 155-171, 2007. GUZZO, Marina Souza Lobo et al. Dança é política para a cultura corporal. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. LIMA, Eunice Tavares Silveira. Política de inclusão: um estudo na rede pública de educação em Jataí-Goiás. Dissertação de mestrado. Goiânia: PPGE PUC Goiás, 2014. Matriz curricular, Instituição C Região Sul. Licenciatura em Educação Física, site institucional, acesso em: setembro de 2020. Matriz curricular, Instituição C Região Sul. Bacharelado em Educação Física, site institucional, acesso em: setembro de 2020. MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. Revista Paulista de Educação Física. v. 8, n. 2, p. 3-13, 1994. São Paulo: USP, 1994. NEVES, C. P. A inclusão de pessoas com deficiência segundo professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Dissertação de Mestrado. Goiânia: PPGE PUC Goiás, 2006. OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é educação física. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. PACHECO, Ana Julia Pinto. Educação física e dança: uma análise bibliográfica. Pensar a Prática, v. 2, p. 156-171, 1999. PPC, Instituição A, Região Centro-Oeste. Bacharelado em Educação Física, p. 131, 2013. PPC, Instituição A, Região Centro-Oeste. Licenciatura em Educação Física, p. 50, 2014. 24 PPC, Instituição A, Região Centro-Oeste. Licenciatura em Dança, p. 39, 2013. PPC, Instituição B, Região Sudeste. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, p. 128, 2016. PPC, Instituição B, Região Sudeste. Bacharelado em Dança, p. 53, 2018. PPC, Instituição B, Região Sudeste. Licenciatura em Dança, p. 75, 2018. PPC, Instituição C, Região Sul. Licenciatura em Dança, p. 28, 2018. PPC, Instituição D, Região Nordeste. Bacharelado em Educação Física, p. 25, 2010. PPC, Instituição D, Região Nordeste. Licenciatura em Educação Física, p. 262, 2017. PPC, Instituição D, Região Nordeste. Licenciatura em Dança, p. 355, 2017. PPC, Instituição E, Região Norte. Licenciatura em Educação Física, p. 85, 2010. PPC, Instituição E, Região Norte. Licenciatura em Dança, p. 92, 2011. RODRIGUES, David Antônio. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Journal of Physical Education, v. 14, n. 1, p. 67-73. Maringá: UEM, 2008. SILVA, Régis Henrique dos Reis; SOUSA, Sônia Bertoni; VIDAL, Maria Helena Candelori. Dilemas e perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão. Pensar a Prática: Goiânia, UFG, 2008. TAFFAREL, Celi Zulke. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino críticosuperadora da Educação Física: nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação, v. 27, n. 1, p. 5-23, 2016. TAFFAREL, Celi Neuza Zulke; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. Formação humana e formação de professores de educação física: para além da falsa dicotomia licenciatura x bacharelado. In: TERRA, Dinah Vasconcelos; SOUZA JUNIOR, Marcílio. (Org). Formação em educação física & ciências do esporte: políticas e cotidiano. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Goiânia: CBCE, 2010. VENTURA, Paulo Roberto Veloso; ANES, Rodrigo Roncato Marques. Políticas públicas e educação: formação, profissionalização e intervenção de professores de Educação Física em um país tupiniquim. In: MONTE, E. D.; COELHO, H. R. (Org.). Corpo, trabalho e educação. Belém: UEPA, 2017. VENTURA, Paulo Roberto Veloso et al. Metodologia da investigação científica: um olhar a partir de pesquisadores da Educação Física. (Mímeo) Goiânia, 2015. VERDERI, E. B. L. P. Dança na escola. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PUC TCC Dayane Artigo final.pdf273,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador