PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1062
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de física nuclear no ensino médio: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Cunha, Kássia Moreira
Primeiro Orientador: Rios, Lilian Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Edson Vaz de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Leonora Aparecida
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado a partir das discussões e estudos realizados durante o cumprimento das disciplinas de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Física da PUC Goiás. Incialmente a proposta era desenvolver com os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública em Goiânia um Projeto de Intervenção relacionado ao conteúdo de Física Moderna, mais especificamente Física Nuclear, pois trata-se de um conteúdo que raramente os estudantes veem no Ensino Médio e, a partir desse Projeto de Intervenção, pesquisar se o ensino e a discussão de Física Moderna de forma contextualizada era capaz de promover a participação e discussão entre eles. Por causa do distanciamento social necessário no ano de 2020, a pesquisa inicial foi repensada e reformulada para a construção de uma Sequência Didática que buscasse atender a problematização que havia sido levantada: “Um ensino de Física contextualizado, que traga a disciplina para uma realidade mais próxima do aluno, será uma estratégia facilitadora para aprendizagem, despertando um maior interesse por parte dos alunos? Uma sequência didática é um modo de o professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais. Tem o objetivo de sistematizar o conteúdo e permitir ao aluno maior interação com o professor e com o conteúdo, permitindo aos estudantes aprenderem através do convívio e na relação com os outros indivíduos, na interação com o professor e com o conteúdo. A educação é um processo complexo. O ensino de Física também. Contextualizar os conteúdos propostos para essa disciplina de forma a possibilitar ao estudante compreender o mundo contemporâneo (as comunicações, a internet, o celular, o funcionamento de parelhos, os fenômenos ambientais, a origem e evolução do universo, os diagnósticos médicos etc.) exige um planejamento que permita ações mais integradas, que não considere a Física isolada dos conhecimentos de outras áreas, diferentemente das aulas expositivas que normalmente são trabalhadas. A necessidade de uma metodologia de trabalho que inclua o estudante no processo de aprendizagem e leve em consideração suas dificuldades e limitações, seus conhecimentos prévios, suas concepções de mundo e que analise a necessidade e as circunstâncias em que vivem os estudantes, levou-nos à construção de uma Sequência Didática.
Palavras-chave: Ensino de física
Física nuclear
Sequência didática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1062
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kássia Moreira Cunha.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador