PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Kássia Moreira-
dc.date.accessioned2020-12-17T13:40:07Z-
dc.date.available2020-12-17T13:40:07Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1062-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica nuclearpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleO ensino de física nuclear no ensino médio: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Lilian Rodrigues-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7898-7955pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1519144790939017pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Edson Vaz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Leonora Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8475895261003459pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado a partir das discussões e estudos realizados durante o cumprimento das disciplinas de Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Física da PUC Goiás. Incialmente a proposta era desenvolver com os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública em Goiânia um Projeto de Intervenção relacionado ao conteúdo de Física Moderna, mais especificamente Física Nuclear, pois trata-se de um conteúdo que raramente os estudantes veem no Ensino Médio e, a partir desse Projeto de Intervenção, pesquisar se o ensino e a discussão de Física Moderna de forma contextualizada era capaz de promover a participação e discussão entre eles. Por causa do distanciamento social necessário no ano de 2020, a pesquisa inicial foi repensada e reformulada para a construção de uma Sequência Didática que buscasse atender a problematização que havia sido levantada: “Um ensino de Física contextualizado, que traga a disciplina para uma realidade mais próxima do aluno, será uma estratégia facilitadora para aprendizagem, despertando um maior interesse por parte dos alunos? Uma sequência didática é um modo de o professor organizar as atividades de ensino em função de núcleos temáticos e procedimentais. Tem o objetivo de sistematizar o conteúdo e permitir ao aluno maior interação com o professor e com o conteúdo, permitindo aos estudantes aprenderem através do convívio e na relação com os outros indivíduos, na interação com o professor e com o conteúdo. A educação é um processo complexo. O ensino de Física também. Contextualizar os conteúdos propostos para essa disciplina de forma a possibilitar ao estudante compreender o mundo contemporâneo (as comunicações, a internet, o celular, o funcionamento de parelhos, os fenômenos ambientais, a origem e evolução do universo, os diagnósticos médicos etc.) exige um planejamento que permita ações mais integradas, que não considere a Física isolada dos conhecimentos de outras áreas, diferentemente das aulas expositivas que normalmente são trabalhadas. A necessidade de uma metodologia de trabalho que inclua o estudante no processo de aprendizagem e leve em consideração suas dificuldades e limitações, seus conhecimentos prévios, suas concepções de mundo e que analise a necessidade e as circunstâncias em que vivem os estudantes, levou-nos à construção de uma Sequência Didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.degree.graduationFísica-
dc.degree.graduationFísica-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.levelGraduação-
Aparece nas coleções:TCC Licenciatura Plena em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kássia Moreira Cunha.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador