PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Econômicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/10582
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação entre desigualdade de renda e crescimento econômico: uma análise da curva de Kuznets no Brasil durante o governo Lula, de 2003 a 2010.
Autor(es): Nascimento, Breno Eduardo Carvalho
Primeiro Orientador: Santos, Miguel Rosa dos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Júnior, Ary José Apolinário de
metadata.dc.contributor.referee2: Vaz, Eber
Resumo: Esta monografia analisa a relação entre crescimento econômico e desigualdade de renda no Brasil durante o governo Lula (2003–2010), confrontando os resultados com a Curva de Kuznets. O problema central investiga se os indicadores brasileiros corroboraram a teoria de Kuznets, que prevê uma relação em "U" invertido entre crescimento e desigualdade. A hipótese sustenta que a redução da desigualdade não foi efeito natural do crescimento, mas decorreu de políticas públicas de inclusão e redistribuição. Metodologicamente, o estudo utiliza pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem mista e dados do IPEADATA (Gini e PIB per capita). A estrutura divide-se em fundamentação teórica, exame do cenário econômico e análise empírica. Conclui-se que políticas deliberadas foram fundamentais para romper a lógica de Kuznets, oferecendo subsídios para o desenvolvimento inclusivo.
Palavras-chave: Desigualdade de renda
Curva de Kuznets
Crescimento econômico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/10582
Data do documento: 8-Jun-2026
Aparece nas coleções:TCC Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2026-1 = BRENO EDUARDO CARVALHO NASCIMENTO = Monografia = VERSÃO FINAL para o RAG = 17-06-2026.pdf622,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador