PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/10427
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AÇÃO PENAL NEGOCIÁVEL - ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL
Autor(es): Sousa, Matheus Pinto
Primeiro Orientador: Paula, Gil Cesar Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Mendonça, Neire Divina
Resumo: Este artigo explora a Ação Penal Negociável e o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), com o objetivo de analisar a prática da negociação no sistema penal, considerando sua ampla adoção no ordenamento jurídico brasileiro. O texto também discute as vantagens e desvantagens do modelo de justiça penal consensual implementado no país, especialmente no que se refere à redução da morosidade processual e ao seu impacto no sistema carcerário. Além disso, apresenta uma análise crítica acerca de possíveis abusos relacionados à negociação penal, tais como eventual coerção por parte do Ministério Público, imposição de penalidades desproporcionais em caso de descumprimento do acordo e risco de seletividade na sua aplicação. A metodologia adotada consiste na análise do acesso à justiça e dos mecanismos de proteção jurídica, com enfoque nos aspectos processuais.Espera-se que o artigo contribua para a compreensão da importância da Ação Penal Negociável e do Acordo de Não Persecução Penal, tanto no âmbito acadêmico quanto na prática jurídica.
Palavras-chave: Acordo de não persecução penal
Justiça penal consensual
Processo penal
Direitos fundamentais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/10427
Data do documento: 25-Mai-2026
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - TCC - Matheus Pinto Sousa - Ação Penal Negociável - Versão Final C01 2026 GIL.pdfTCC MATHEUS FINAL 2026340,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2026_RAG_MATHEUS_C01_TC2_GIL_assinado.pdfAUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO MATHEUS 20262,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador