PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/988
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento dos enfermeiros da atenção primária acerca das condutas de prevenção e tratamento do pé diabético
Autor(es): Pereira, Iohanna Mendes
Primeiro Orientador: Loures, Marta Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Damiana
Resumo: Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que corresponde principalmente ao distúrbio metabólico da glicose, acarretando efeitos como: hiperglicemia crônica relativa ou sustentada, efeitos macrovasculares, microvasculares e neuropáticos. O pé diabético por sua vez é uma das complicações que podem vir a acontecer com cerca de 15% dos portadores de DM. (VARGAS, 2017). Objetivo: Identificar na literatura as principais condutas de prevenção e tratamento do pé diabético. Metodologia: Para o desenvolvimento optou-se por revisão de literatura do tipo descritiva exploratória. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Eletrônica da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico e Scielo. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2020, com os descritores “pé diabético” e “enfermagem” de acordo com a classificação dos Descritores em Ciência da Saúde (DECS). Resultados: No que se refere aos artigos encontrados, verificou-se 5 artigos da base de dados SCIELO, 2 artigos da base de dados BDENF e 1 artigo do LILACS; tendo 7 artigos como instrumento de avaliação a revisão bibliográfica e 1 artigo relato de experiência; No atendimento ao paciente com DM, deve enfatizar o exame dos pés, considerando a morbidade de amputações em curto prazo a partir do surgimento de lesões nos pés. (PEREIRA et al., 2013). A educação em saúde é a principal ferramenta na prevenção do pé diabético, essa prática deve ser adotada com mais frequência no cotidiano dos enfermeiros e equipe multidisciplinar proporcionando informações e saberes ao pacientes da Atenção Básica, e dessa forma integralizar a assistência ao paciente com DM. orientações específicas, que compreendem os cuidados voltados diretamente para os pés, e orientações gerais, que abrangem os cuidados para o controle adequado do DM Conclusões: O estudo possibilitou conhecer as condutas de prevenção e tratamento do pé diabético. As dificuldades de acesso em todos os níveis de atenção, que privilegiem a educação dos profissionais de saúde e dos pacientes e seus familiares. Anseia-se pela realização de novas pesquisas que mostrem especificamente como esses profissionais devem proceder durante a consulta de enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem
Pé diabético
Condutas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/988
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC III 2020 2 IOHANNA.pdfTCC III 2020 2 IOHANNA MENDES PEREIRA714,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador