PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/958
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero: revisão integrativa
Autor(es): Silva, Aline Morais
Fontes, Raissa Oliveira
Primeiro Orientador: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee1: Resende, Elisangela Euripedes
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Leiliane Sabino Oliveira
Resumo: Introdução: O câncer de colo do útero ocorre devido a alterações celulares causadas por alguns tipos do vírus do Papiloma Humano (HPV), cuja principal forma de transmissão é pela via sexual quando há o contato direto com a pele ou mucosa infectada. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo entre os cânceres que mais afeta a classe feminina, sua incidência ocorre entre 30 a 50 anos de idade. É necessário o conhecimento sobre como tem sido a assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero, visto que os enfermeiros são integrantes importantes nas equipes multiprofissionais que exercem atividades técnicas, administrativas, educativas, e possuem competência para realização de consultas de enfermagem. Objetivo: Identificar estudos que abordam sobre a assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero. Método: Trata-se de uma revisão integrativa.  Os dados foram obtidos por meio das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE) e BDENF (Base de dados em Enfermagem) que foram acessados via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e no SciELO (Scientific Electronic Library Online). Resultados: Na busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, via BVS, após aplicação dos critérios de elegibilidade foram obtidos 21 estudos para leitura na íntegra. Na busca na PUBMED após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados oito artigos para leitura na íntegra.   O ano de publicação variou entre 2011 a 2020. Após a avaliação criteriosa, foram estabelecidas três categorias, por similaridade de conteúdo: “Principais formas de sistematizar a assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero”;  “O papel do enfermeiro frente ä prevenção do câncer de colo de útero” e "Principais formas de prevenção do câncer de colo de útero".  Discussão: A sistematização da assistência de enfermagem é um importante instrumento de cuidado e que deve ser realizada a fim de qualificar o serviço de enfermagem e minimizar os riscos ao paciente. O exame citopatológico para prevenção do câncer de colo do útero deve ter cobertura universal para mulheres entre 25 e 64 anos de idade. Por ser o enfermeiro a ter uma relação mais próxima com o cliente, espera-se que por meio do diálogo, a dimensão de saúde-doença seja percebida, estimulando sua reflexão e mudança de hábitos favorecendo a prevenção do câncer de colo de útero. Conclusão: O enfermeiro possui importante papel na prevenção do câncer de colo de útero, sendo assim entre as principais competências destaca-se o acolhimento à população de forma integral e humanizada, sistematização através do desenvolvimento de protocolos e programas de atendimento, consulta ginecológica de enfermagem, realização do exame preventivo, desenvolvimento de estratégias e planejamento de ações para promoção e educação em saúde.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Assistência de enfermagem
Saúde da mulher
Neoplasias do colo de útero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/958
Data do documento: 8-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II ALINE E RAISSA.pdfTCC 3 Aline e Raissa419,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador