PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Fernanda Soutopt_BR
dc.date.accessioned2025-08-10T20:30:12Z-
dc.date.available2025-08-10T20:30:12Z-
dc.date.issued2025-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9519-
dc.description.abstractThis study investigates the relationship between Generation Z and investments, emphasizing the lack of access to financial knowledge in resource-limited areas. According to Martins (2023, p. 45), this generation faces major obstacles in accessing financial education, especially in regions with scarce resources, which limits their ability to invest and plan for the future. Thus, the objective of this study is to conduct research and propose the creation of an educational guide that teaches basic principles of finance and investments, empowering young people to overcome barriers and build a more solid financial future. Furthermore, the study analyzes how technology can be used to disseminate financial information and promote inclusion, allowing all young individuals, regardless of their background, to have the opportunity to learn and apply financial concepts in their lives. The methodology adopted was a mixed approach, combining qualitative and quantitative research. The study included a literature review, an interview with a financial market professional, and an online questionnaire applied to 41 Generation Z youth in the first half of 2025. The instruments used were a Google Forms survey and a semi-structured interview script. The data analysis showed that despite their interest in learning how to invest, many young people have not yet started due to the lack of practical and accessible guidance. As a result, an investment guide with simple language was developed, specifically designed for this generation.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO Futuro dos Investimentos na Mão da Geração Zpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Silvana de Brito Arraispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797554577041706pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Celso Orlandopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011902695380674pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Ricardo Resendept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6765456457501782pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a relação da Geração Z com investimentos, enfatizando a falta de acesso ao conhecimento financeiro em áreas com recursos limitados. Segundo Martins (2023, p.\45) essa geração enfrenta grandes obstáculos no acesso ao conhecimento financeiro, sobretudo em regiões com escassez de recursos, o que limita sua capacidade de investir e planejar o futuro. Sendo assim, o objetivo do estudo é realizar pesquisa e proposta para a criação de um manual educativo que ensine princípios básicos de finanças e investimentos, capacitando os jovens a superar barreiras e a construir um futuro financeiro mais sólido. Além disso, o trabalho analisa como a tecnologia pode ser utilizada para disseminar informações financeiras e promover a inclusão, permitindo que todos os jovens, independentemente de sua origem, tenham a oportunidade de aprender e aplicar conceitos financeiros em suas vidas. A metodologia adotada foi uma abordagem mista, com pesquisa qualitativa e quantitativa. Foram realizadas revisão bibliográfica, entrevista com profissional do mercado financeiro e aplicação de um questionário online com 41 jovens da Geração Z, no primeiro semestre de 2025. Os instrumentos utilizados foram um formulário via Google Forms e um roteiro de entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que, apesar do interesse em aprender a investir, muitos jovens ainda não iniciaram por falta de orientação prática e acessível. Como resultado, foi elaborado um manual de investimentos com linguagem simples, pensado especialmente para essa geração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Fernanda - FINAL PÓS BANCA.pdfArtigo Científico - TCC Maria Fernanda558,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXO_IV_-_Resolucao_assinada_por_MARIA_FERNANDA_assinado.pdfResolução da autorização de publicação do Artigo4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador