PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/941
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CENTRO DE ASSISTÊNCIA A MULHERES EM SITUAÇÃO DE RISCO - GOIÂNIA/GO
Primeiro Orientador: Pantaleão Resende, SANDRA CATHARINNE
metadata.dc.contributor.referee1: OLIVEIRA, DENISE PACHECO DE
metadata.dc.contributor.referee2: SIMON, Antonio Fernando Banon
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira , Adriana Mara Vaz de
Resumo: A violência doméstica, um problema enraizado na cultura de várias sociedades, começou a ser mais debatido nas últimas décadas, devido a movimentos que questionaram a estrutura e os papéis de gênero Há uma luta e busca por superar os séculos e práticas abusivas consideradas normais diante da sociedade. Atualmente, pode se perceber o aumento de denúncias e uma maior conscientização da população sobre a violência contra a mulher. Entretanto, um grande número de mulheres ainda sofre essa realidade pela falta de recursos ou de informação, dependência psicológica ou pelo medo do agressor. O Centro de Assistência para Mulheres em Situação de Risco é um abrigo para vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade e seus dependentes. O Centro fornece assistência psicológica, jurídica, acolhimento e empoderamento para que essas mulheres possam se desvencilhar do ciclo de violência em que vivem, sendo retiradas do ambiente abusivo e recebendo a assistência necessária para que possam reingressar na sociedade com condições para uma nova vida, inclusive por meio de cursos de capacitação e geração de emprego e renda. É trabalhada a participação da comunidade em atividades e no processo de recuperação da vítima, trazendo o senso de acolhimento e integração necessário para o tratamento psicológico das mulheres. O envolvimento da comunidade local também tem por objetivo a conscientização da população sobre a violência doméstica e a sua prevenção, a fim de evitar novos ciclos de violências e a repetição dos existentes. Sendo assim, o Centro de Assistência para Mulheres em Situações de Risco não somente oferece assistência para as vítimas de violência como também atua na redução dos casos futuros, sendo um espaço projetado segundo os preceitos de acolhimento, que utiliza da psicologia ambiental para a humanização do espaço proporcionando conforto segurança, através de equipamentos e espaços com visão ampla e bem iluminados e a ciência proxêmica que estuda as distâncias físicas definidas entre as pessoas nos diversos contextos sociais e foi usada no projeto para definir ambientes com diferentes níveis de socialização, possibilitando à mulher a escolha de interações sociais de acordo com seu estado psicológico.
Palavras-chave: violência doméstica
centro de assistência
empoderamento feminino
Goiânia
ciência proxêmica
CNPq: Arquitetura e Urbanismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/941
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Centro de Assistência - Talita Santana .pdf13,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador