PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arquitetura e Urbanismo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/940
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Calçadão Anhanguera: uma nova imagem para o centro de Goiânia - GO
Autor(es): Batalione Filho, Giovane
Primeiro Orientador: Resende, Sandra Catharinne Pantaleão
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Roberto Cintra
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Antonio Lucio Ferrari
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Rangel Henrique Brandão
Resumo: O Centro de Goiânia já foi sinônimo de centralidade e desenvolvimento em suas primeiras décadas, abrigando os principais equipamentos urbanos como bancos, lojas, restaurantes, mercados, teatro e entretenimento, além, claro, dos edifícios governamentais. Por esse motivo a população goianiense tinha o centro como principal centralidade, aonde as pessoas iam para realizar suas atividades cotidianas como: compras de produtos domiciliares (nos mercados populares); se encontrarem com outras pessoas nas praças e estabelecimentos; ou a singularidade de eventos, como a corrida de motocicletas, que atraia grande público para as avenidas largas do centro pacato de Goiânia. A Av. Anhanguera, objeto de estudo deste trabalho, se destacou desde o início como eixo comercial, abrigando as principais atividades comerciais da época, o que dava prestígio à avenida bem como ao bairro como um todo. Entretanto, com o crescimento da cidade e o surgimento de novas centralidades, ocorreu a migração de vários equipamentos para essas novas regiões, evento comum em outras capitais e cidades de dimensões maiores. A degradação veio com o tempo. As calçadas largas das principais avenidas foram sendo ocupadas por camelôs e bancas de jornais, as lojas de prestígio deram lugar a outras de menor valor agregado, as fachadas dos edifícios foram tomadas por publicidade, sendo alguns de valor histórico como aqueles em estilo Art Déco (primeiro estilo arquitetônico expresso na capital), além de outros tipos de poluição.
Palavras-chave: Intervenção urbana
Avenida Anhanguera
Goiânia
Cidade para pessoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Artes e Arquitetura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/940
Data do documento: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANE_TCC2.pdf4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador