PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A GENÉTICA DO TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Autor(es): Mattos, Allan Conceição
Primeiro Orientador: Lopes, Juliana de Oliveira Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Iasmim Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Flaviane Cristina da Costa
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Embora tradicionalmente associado à infância e adolescência, evidências indicam que o transtorno pode persistir na vida adulta, afetando cerca de 4% da população adulta mundial e aproximadamente 8% da população geral, com maior prevalência entre meninos. O TDAH impacta significativamente o desempenho acadêmico, profissional e social dos indivíduos, sendo comum a presença de comorbidades, como transtornos de humor, ansiedade, obesidade e o transtorno do espectro autista (TEA). Pesquisas recentes indicam uma forte influência genética na origem do TDAH, com destaque para genes relacionados à regulação dos neurotransmissores dopamina e serotonina. Genes como DAT1, SERT, COMT e BDNF têm sido investigados por influenciarem processos neurobiológicos fundamentais, como a transmissão sináptica, a plasticidade neural e a regulação emocional. Essas alterações genéticas podem comprometer funções cognitivas e comportamentais, como atenção, memória, controle de impulsos e resposta ao estresse, contribuindo para o surgimento e a manutenção dos sintomas do transtorno. A etiologia multifatorial do TDAH, resultante da interação entre componentes genéticos, ambientais e psicossociais, destaca a importância de políticas públicas voltadas à saúde mental, à capacitação de profissionais da área e ao acesso ao diagnóstico precoce. Nesse contexto, compreender os mecanismos genéticos e neurobiológicos envolvidos no TDAH é essencial para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes e individualizadas, capazes de promover melhorias na qualidade de vida dos indivíduos afetados e reduzir o impacto social do transtorno. Por essa razão acredito necessário esse estudo para avaliar se o TDAH é um transtorno que tem um componente genético e que possa ser hereditário. Durante esse estudo será feito uma revisão da literatura relacionada à temática abordada.
Palavras-chave: TDAH
Gene
Genética
DNA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9380
Data do documento: 28-Mai-2025
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