Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9380
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A GENÉTICA DO TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
Autor(es): | Mattos, Allan Conceição |
Primeiro Orientador: | Lopes, Juliana de Oliveira Rosa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Iasmim Ribeiro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Flaviane Cristina da Costa |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Embora tradicionalmente associado à infância e adolescência, evidências indicam que o transtorno pode persistir na vida adulta, afetando cerca de 4% da população adulta mundial e aproximadamente 8% da população geral, com maior prevalência entre meninos. O TDAH impacta significativamente o desempenho acadêmico, profissional e social dos indivíduos, sendo comum a presença de comorbidades, como transtornos de humor, ansiedade, obesidade e o transtorno do espectro autista (TEA). Pesquisas recentes indicam uma forte influência genética na origem do TDAH, com destaque para genes relacionados à regulação dos neurotransmissores dopamina e serotonina. Genes como DAT1, SERT, COMT e BDNF têm sido investigados por influenciarem processos neurobiológicos fundamentais, como a transmissão sináptica, a plasticidade neural e a regulação emocional. Essas alterações genéticas podem comprometer funções cognitivas e comportamentais, como atenção, memória, controle de impulsos e resposta ao estresse, contribuindo para o surgimento e a manutenção dos sintomas do transtorno. A etiologia multifatorial do TDAH, resultante da interação entre componentes genéticos, ambientais e psicossociais, destaca a importância de políticas públicas voltadas à saúde mental, à capacitação de profissionais da área e ao acesso ao diagnóstico precoce. Nesse contexto, compreender os mecanismos genéticos e neurobiológicos envolvidos no TDAH é essencial para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes e individualizadas, capazes de promover melhorias na qualidade de vida dos indivíduos afetados e reduzir o impacto social do transtorno. Por essa razão acredito necessário esse estudo para avaliar se o TDAH é um transtorno que tem um componente genético e que possa ser hereditário. Durante esse estudo será feito uma revisão da literatura relacionada à temática abordada. |
Palavras-chave: | TDAH Gene Genética DNA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Médicas e da Vida |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9380 |
Data do documento: | 28-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
A genetica do deficit de Atenção.pdf | 247,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador