Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9363
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Impactos da inteligência artificial na vida dos estudantes de administração da PUC GOIÁS |
Título(s) alternativo(s): | Impacts of artificial intelligence on the lives of business administration students at puc goiás |
Autor(es): | Barbosa, Henrique Araujo |
Primeiro Orientador: | Mesquita, Gisely Jorge |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Wanessa Pazini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Paulo José Gonzaga |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da Inteligência Artificial (IA) na vida acadêmica dos estudantes do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Para isso, foram aplicados dois questionários estruturados: um direcionado a alunos e outro a professores. A pesquisa, de abordagem quantitativa e descritiva, contou com a participação de 141 estudantes e 20 docentes. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes utiliza ferramentas de IA, como o ChatGPT, com frequência, principalmente para pesquisa, elaboração de trabalhos e organização dos estudos. Do ponto de vista docente, a IA é vista como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda haja resistência e necessidade de capacitação. Conclui-se que os impactos da IA são majoritariamente positivos, mas exigem uso ético, crítico e consciente, tanto por parte dos alunos quanto das instituições. O estudo contribui para a reflexão sobre a integração estratégica da IA no ensino superior, especialmente no contexto da Administração. |
Abstract: | This study aims to analyze the impacts of Artificial Intelligence (AI) on the academic life of Business Administration students at PUC Goiás. Two structured questionnaires were applied: one for students and another for professors. The research followed a quantitative and descriptive approach, with the participation of 141 students and 20 professors. Results show that most students frequently use AI tools such as ChatGPT, mainly for research, academic writing, and study organization. From the professors’ perspective, AI is seen as an ally in the teaching-learning process, despite some resistance and the need for training. It is concluded that the impacts of AI are mostly positive but require ethical, critical, and conscious use by both students and educational institutions. The study contributes to the reflection on the strategic integration of AI in higher education, especially in the context of Business Administration. |
Palavras-chave: | Inteligência Artificial, Ensino Superior, Administração, Tecnologia, Educação. Artificial Intelligence, Higher Education, Business Administration, Technology, Education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito, Negócios e Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9363 |
Data do documento: | 10-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC final Henrique.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador