PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Serviço Social
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A POLÍTICA ESTUDANTIL PARA OS GRADUANDOS INDÍGENAS DA UFG NO PERÍODO DE 2022-2023
Autor(es): Ramos, Geovani de Mattos
Primeiro Orientador: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
metadata.dc.contributor.referee1: Paro, Carmen Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Bento, Marly Machado
Resumo: A presente monografia é resultado da pesquisa sobre a assistência estudantil oferecida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), com ênfase nas ações voltadas à permanência dos estudantes indígenas no ensino superior. O interesse pelo tema surgiu durante o Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), realizado na PRAE da UFG. O objetivo geral da pesquisa que deu origem a esta monografia é pesquisar a política estudantil no que diz respeito à assistência ao estudante indígena na Universidade Federal de Goiás (UFG). E os específicos são: estudar a trajetória dos povos indígenas no Brasil depois da ocupação europeia; pesquisar sobre o acesso dos indígenas na educação superior; analisar os programas e projetos de acesso e permanência dos estudantes indígenas na UFG. A pesquisa aqui apresentada é qualitativa e bibliográfica sendo que os principais autores que fundamentaram este trabalho são: Vainfas (2000), Costa (2011), Lindo (2012), Higa (2024) e Cunha (1992, 2006). Em relação à pesquisa documental e de campo, os dados são agrupados e sistematizados a partir dos conteúdos encontrados em documentos, inclusive do Relatório Diário de Campo realizado durante o Estágio Obrigatório Supervisionado bem como análise documental de registros da instituição. Isso permitirá uma compreensão aprofundada do trabalho do Serviço Social e das experiências dos imigrantes. Os documentos institucionais, como relatórios de atendimento, serão analisados para fornecer insights sobre a realidade. A exposição da pesquisa é realizada em três capítulos, sendo o primeiro inicia com a trajetória dos povos indígenas no Brasil. O segundo aborda os estudantes indígenas no ensino superior e o terceiro abordam o serviço social e programas de acesso e permanência de estudantes indígenas ao ensino superior na UFG.
Abstract: This monograph is the result of research on student assistance provided by the Dean of Student Affairs (PRAE) at the Federal University of Goiás (UFG), with an emphasis on initiatives aimed at ensuring the retention of Indigenous students in higher education. The interest in this topic emerged during the Mandatory Supervised Internship in Social Work at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), which was carried out at PRAE/UFG. The main objective of the research that gave rise to this monograph is to examine student policy as it relates to assistance for Indigenous students at the Federal University of Goiás (UFG). The specific objectives are: to study the trajectory of Indigenous peoples in Brazil following European colonization; to investigate Indigenous access to higher education; and to analyze the programs and projects related to the access and retention of Indigenous students at UFG. This study is qualitative and bibliographic in nature, and the main authors who underpin the theoretical framework include Vainfas (2000), Costa (2011), Lindo (2012), Higa (2024), and Cunha (1992, 2006). Regarding documentary and field research, the data were grouped and systematized based on information found in various documents, including the Daily Field Report produced during the Mandatory Supervised Internship, as well as documentary analysis of institutional records. This approach allows for a deeper understanding of the role of Social Work and the experiences of Indigenous students. Institutional documents, such as service reports, are analyzed to provide insights into the lived realities of the subjects. The research is presented in three chapters. The first addresses the historical trajectory of Indigenous peoples in Brazil. The second focuses on Indigenous students in higher education. The third examines Social Work and the programs aimed at promoting the access and retention of Indigenous students in higher education at UFG Keywords: Student Policy. Indigenous Student. Universidade Federal de Goiás (UFG).
Palavras-chave: Política Estudantil
Estudante indígena
Universidade Federal de Goiás (UFG)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9353
Data do documento: 18-Jul-2025
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