Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9346
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Garcia , Allan Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-26T22:56:40Z | - |
dc.date.available | 2025-06-26T22:56:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9346 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias escolares | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | JUVENTUDE NA EJA: UM OLHAR SOBRE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E SEUS SENTIDOS ATRIBUIDOS À MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leandro, Bianka Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9230988579595245 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pimenta, Adelino Candido | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7917516642709787 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Vanda Domingos | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7214304736762912 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a presença de adolescentes entre 14 e 17 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade tradicionalmente voltada para indivíduos com escolarização interrompida na fase adulta. A pesquisa analisa os fatores socioeconômicos que contribuem para o ingresso precoce desses jovens na EJA, suas trajetórias escolares interrompidas e não lineares, e suas percepções sobre a matemática — tanto em sua dimensão prática quanto escolar. A partir de entrevistas semiestruturadas com doze estudantes e fundamentação teórica em autores como Miguel Arroyo, Paulo Freire, José Eustáquio Romão e Maria Clara Di Pierro, além de dados do IBGE, INEP, UNESCO e marcos legais como a LDB, o ECA e o PNE, este estudo busca compreender as vulnerabilidades, os sentidos atribuídos ao conhecimento e os projetos de futuro desses sujeitos. A análise qualitativa evidencia que, apesar das dificuldades enfrentadas, esses adolescentes demonstram expectativas, críticas e estratégias para ressignificar suas experiências educacionais, especialmente diante da disciplina de matemática. A pesquisa contribui para o debate sobre inclusão escolar, juventudes periféricas e o papel da EJA como política pública de acesso à educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Allan.pdf | 5,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador