PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcia , Allan Menezespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-26T22:56:40Z-
dc.date.available2025-06-26T22:56:40Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9346-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTrajetórias escolarespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleJUVENTUDE NA EJA: UM OLHAR SOBRE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E SEUS SENTIDOS ATRIBUIDOS À MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Leandro, Bianka Carneiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230988579595245pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Candidopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Vanda Domingospt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7214304736762912pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a presença de adolescentes entre 14 e 17 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade tradicionalmente voltada para indivíduos com escolarização interrompida na fase adulta. A pesquisa analisa os fatores socioeconômicos que contribuem para o ingresso precoce desses jovens na EJA, suas trajetórias escolares interrompidas e não lineares, e suas percepções sobre a matemática — tanto em sua dimensão prática quanto escolar. A partir de entrevistas semiestruturadas com doze estudantes e fundamentação teórica em autores como Miguel Arroyo, Paulo Freire, José Eustáquio Romão e Maria Clara Di Pierro, além de dados do IBGE, INEP, UNESCO e marcos legais como a LDB, o ECA e o PNE, este estudo busca compreender as vulnerabilidades, os sentidos atribuídos ao conhecimento e os projetos de futuro desses sujeitos. A análise qualitativa evidencia que, apesar das dificuldades enfrentadas, esses adolescentes demonstram expectativas, críticas e estratégias para ressignificar suas experiências educacionais, especialmente diante da disciplina de matemática. A pesquisa contribui para o debate sobre inclusão escolar, juventudes periféricas e o papel da EJA como política pública de acesso à educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.degree.graduationMatemáticapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Allan.pdf5,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador