PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9337
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AUTONOMIA PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO: CONCEITO, OBSTÁCULOS, CONTRIBUIÇÕES
Autor(es): Sousa, Natacha Rodrigues
Primeiro Orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
metadata.dc.contributor.referee1: Cruvinel, Karla Prado de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Maria Salete Silva Pontieri
Resumo: Introdução: O tema deste estudo é a autonomia do enfermeiro. Apesar dos avanços na legislação e no reconhecimento da profissão, fatores históricos, legais, organizacionais, culturais e educacionais ainda limitam o desenvolvimento da autonomia deste profissional. Esta pesquisa tem como questão a ser elucidada a autonomia do enfermeiro retratada na literatura científica da área de enfermagem. Adicionalmente, também busca esclarecer a partir de qual conceito de autonomia estão sendo realizados os estudos sobre essa questão e quais limitações, obstáculos à autonomia do enfermeiro são discutidos na literatura científica da área. Objetivos: - Analisar a autonomia do enfermeiro retratada na literatura científica da área de enfermagem; - apontar o conceito de autonomia empregado nos estudos analisados; identificar quais as limitações ou obstáculos à autonomia do enfermeiro são discutidos na literatura científica; - apresentar reflexões críticas que contribuam para cursos de graduação repensarem a formação de futuros enfermeiros a fim de favorecer o desenvolvimento de sua autonomia. Método: Empregou-se a revisão de literatura do tipo integrativa, com abordagem qualitativa. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS/ BDENF). Resultados: Foram incluídos 16 artigos e os mesmos submetidos à análise qualitativa do conteúdo para a construção de categorias. As categorias foram: Conceito de autonomia, barreiras e limitações da autonomia, formação profissional e o desenvolvimento da autonomia durante o curso de enfermagem. Conclusão: os resultados permitiram compreender que o conceito de autonomia que aparece nos estudos analisados aproxima-se de uma prática baseada no discernimento técnico, responsabilidade ética e postura crítica frente às decisões clínicas e administrativas. Como limitações e obstáculos à autonomia do enfermeiro foram apontados a rigidez das estruturas hierárquicas, a resistência ao diálogo interprofissional, a desvalorização simbólica e econômica da profissão, e a restrição de espaços decisórios. Mediante esses resultados, aponta-se como reflexão crítica a necessidade de repensar os cursos de graduação em enfermagem, valorizando a formação crítica e o compromisso ético-político com a qualidade do cuidado e o fortalecimento da autonomia profissional.
Abstract: Introduction: The theme of this study is the autonomy of nurses. Despite advances in legislation and recognition of the profession, historical, legal, organizational, cultural and educational factors still limit the development of the autonomy of this professional. This research aims to elucidate the autonomy of nurses as portrayed in the scientific literature in the nursing field. Additionally, it also seeks to clarify from which concept of autonomy studies on this issue are being conducted and which limitations and obstacles to the autonomy of nurses are discussed in the scientific literature in the field. Objectives: - To analyze the autonomy of nurses as portrayed in the scientific literature in the nursing field; - to point out the concept of autonomy used in the studies analyzed; to identify which limitations or obstacles to the autonomy of nurses are discussed in the scientific literature; - to present critical reflections that contribute to undergraduate courses rethinking the training of future nurses in order to favor the development of their autonomy. Method: An integrative literature review was used, with a qualitative approach. The search was conducted in the Brazilian Virtual Health Library (BVS/BDENF). Results: Sixteen articles were included and submitted to qualitative content analysis to construct categories. The categories were: Concept of autonomy, barriers and limitations of autonomy, professional training and the development of autonomy during the nursing course. Conclusion: the results allowed us to understand that the concept of autonomy that appears in the studies analyzed is close to a practice based on technical discernment, ethical responsibility and a critical stance towards clinical and administrative decisions. The limitations and obstacles to nurses' autonomy were highlighted as rigid hierarchical structures, resistance to interprofessional dialogue, symbolic and economic devaluation of the profession, and restriction of decision-making spaces. Based on these results, we point out as a critical reflection the need to rethink undergraduate nursing courses, valuing critical training and ethical-political commitment to quality of care and strengthening professional autonomy.
Palavras-chave: Autonomia do enfermeiro
Conceito de autonomia
Autonomia e cuidado de enfermagem
Autonomia e formação do enfermeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9337
Data do documento: 16-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador