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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9321
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: AVANÇOS, DESAFIOS E PRÁTICAS PARA UMA ESCOLA PARA TODOS |
Autor(es): | Santos , Fernando Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimenta, Adelino Candido |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Vanda Domingos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leandro, Bianka Carneiro |
Resumo: | Durante nossa formação para professor de Matemática, a inclusão de alunos com necessidades especiais foi se constituindo como campo importante de investigação para minha atuação na escola básica. Desta forma, este trabalho investiga a relação entre a legislação e a sua prática na escola básica, levando em consideração a formação dos agentes da escola e sua estrutura física, enquanto condição material e imaterial para consolidação do trabalho de inclusão, o que leva diretamente ao problema de nossa pesquisa, a saber: Qual a relação entre a legislação, a teoria de formação e prática da inclusão no chão de uma escola básica de Goiânia? Para realizar a pesquisa, investigamos a evolução da legislação brasileira sobre o tema. Elencamos os principais marcos teóricos que sustentam um trabalho metodológico de ensino-aprendizagem a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky. A partir disso, o trabalho de campo foi realizado na nossa prática diária, enquanto observador inserido no dia a dia, enquanto orientador pedagógico de uma escola da prefeitura desta cidade. A análise desta realidade, a partir do referencial citado, revela ainda muitas fragilidades a serem superados e que a inclusão nesta escola é exclusiva no sentido de formação conceitual, de aceitação dessas crianças pelos seus pares de sala de aula e exigem um melhor preparo dos sujeitos que são responsabilizados pelo zelo desses alunos. Assinalamos a necessidade de novos estudos sobre o tema, embora saibamos que existem vários, no sentido de valorização social desses alunos, dos seus professores e um trabalho pedagógico envolvendo os alunos de toda escola. Ainda, indicamos a necessidade de o Estado traçar políticas que tenham como objetivos a reestruturação da família desses alunos, levando informação e conhecimento sobre a importância de seu apoio para o desenvolvimento desses alunos. |
Abstract: | During our training to become Mathematics teachers, the inclusion of students with special needs became an important field of research for my work in elementary schools. Thus, this work investigates the relationship between legislation and its practice in elementary schools, taking into account the training of school agents and its physical structure, as a material and immaterial condition for the consolidation of the work of inclusion, which leads directly to the problem of our research, namely: What is the relationship between legislation, the theory of training and the practice of inclusion in a basic school in Goiânia? To conduct the research, we investigated the evolution of Brazilian legislation on the subject. We listed the main theoretical frameworks that support a methodological work of teaching and learning based on Vygotsky's historical-cultural theory. From this, the fieldwork was carried out in our daily practice, as an observer inserted in the day-to-day, as a pedagogical advisor of a school of the city government of this city. The analysis of this reality, based on the reference, still reveals many weaknesses that need to be overcome and that inclusion in this school is exclusive in the sense of conceptual formation, of acceptance of these children by their peers in the classroom, and requires better preparation of the individuals who are responsible for the care of these students. We point out the need for new studies on the subject, although we know that there are several, in the sense of social appreciation of these students, their teachers and pedagogical work involving students from the entire school. Furthermore, we indicate the need for the State to outline policies that aim to restructure the families of these students, providing information and knowledge about the importance of their support for the development of these students. |
Palavras-chave: | Inclusão Constituição Formação Tecnologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9321 |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC Matemática |
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