PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorClemerson Elder Trindade Ramos - Mestre em Educação - Professor de Bebês SME Goiânia e Aparecida de Goiânia - Membro do GEPCEI - http://lattes.cnpq.br/2304559346108514pt_BR
dc.creatorSilva , Ana Carolina Moraespt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T22:09:35Z-
dc.date.available2025-06-25T22:09:35Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9302-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectEducação Infantil.pt_BR
dc.titleExplorando o potencial criativo e a aprendizagem no desenvolvimento dos bebês na creche: do silêncio ao protagonismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749pt_BR
dc.contributor.referee1.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee1ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee2.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee2ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee3.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee3ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee4.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee4ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.contributor.referee5.Não consta na lista (Orientadores e membros)pt_BR
dc.contributor.referee5ID.Não consta na lista (Orcid)pt_BR
dc.contributor.referee5Lattes.Não consta na lista (Lattes)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia, ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Cultura na Infância (GEPCEI), do curso de Pedagogia da PUC Goiás, tem como objetivo analisar como a creche pode promover um ambiente propício para o desenvolvimento do potencial criativo e da aprendizagem dos bebês, garantindo a transição do silêncio ao protagonismo. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em teóricos da Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil, como Siqueira (2013), Coutinho (2023) e Vigotsky (1996). O estudo discute a infância como construção social, o brincar como ferramenta de aprendizagem e a creche como espaço de autonomia e interação significativa. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas que valorizem a voz do bebê, a organização do ambiente e a formação dos profissionais. Conclui-se que a creche, quando estruturada com base no respeito à agência infantil, torna-se um ambiente fértil para o desenvolvimento integral e a expressão criativa dos bebês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC ANA CAROLINA.pdf510,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador