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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza , Luiz Augusto Stival | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T17:57:04Z | - |
dc.date.available | 2025-06-24T17:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9234 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Game-hacking | pt_BR |
dc.subject | FPS | pt_BR |
dc.subject | Segurança em jogos | pt_BR |
dc.subject | Anti-cheat | pt_BR |
dc.subject | Kernel | pt_BR |
dc.title | TORNANDO OS JOGOS FPS MAIS SEGUROS CONTRA AS TÉCNICAS DE GAME-HACKING | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Abadia, Fernando Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-6282-7922 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3382052342707576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Rafael Leal | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9792426862133439 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jukemura, Anibal Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-9922-460X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3837493709938496 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação de um protótipo de proteção voltado para jogos do gênero First Person Shooter (FPS), com o objetivo principal de mitigar práticas ilegais que comprometem a integridade e a competitividade desses ambientes virtuais. A pesquisa aborda detalhadamente as principais técnicas ilícitas utilizadas por usuários mal-intencionados, como a injeção de código malicioso e a manipulação direta da memória do jogo, destacando seus efeitos negativos na experiência dos jogadores, que vão desde a perda de equilíbrio competitivo até a frustração e desmotivação dos participantes honestos. Para enfrentar esses desafios, foi implementado um protótipo capaz de restringir o acesso não autorizado à memória do processo do jogo, dificultando a atuação de ferramentas de trapaça comuns e garantindo maior justiça nas partidas. O protótipo foi aplicado ao jogo Assault Cube, um FPS popular e de código aberto, onde demonstrou eficácia significativa ao bloquear tentativas de manipulação indevida. Durante os testes, observou-se que a solução conseguiu manter a integridade do ambiente de jogo sem comprometer o desempenho ou a experiência do usuário, evidenciando sua viabilidade prática. Além dos aspectos técnicos, o estudo ressalta que abordagens de proteção em nível de kernel são mais adequadas para garantir a segurança dos jogos, pois operam em um nível mais profundo do sistema operacional, tornando mais difícil a interferência externa. Contudo, o trabalho também destaca a importância de considerar aspectos éticos e de privacidade na adoção dessas soluções, para evitar impactos negativos sobre os direitos dos usuários e garantir um equilíbrio saudável entre segurança e respeito à privacidade dos jogadores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Computação | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Ciência da Computação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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