PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza , Luiz Augusto Stivalpt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T17:57:04Z-
dc.date.available2025-06-24T17:57:04Z-
dc.date.issued2025-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9234-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGame-hackingpt_BR
dc.subjectFPSpt_BR
dc.subjectSegurança em jogospt_BR
dc.subjectAnti-cheatpt_BR
dc.subjectKernelpt_BR
dc.titleTORNANDO OS JOGOS FPS MAIS SEGUROS CONTRA AS TÉCNICAS DE GAME-HACKINGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Abadia, Fernando Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6282-7922pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3382052342707576pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Rafael Lealpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9792426862133439pt_BR
dc.contributor.referee2Jukemura, Anibal Santospt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9922-460Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3837493709938496pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação de um protótipo de proteção voltado para jogos do gênero First Person Shooter (FPS), com o objetivo principal de mitigar práticas ilegais que comprometem a integridade e a competitividade desses ambientes virtuais. A pesquisa aborda detalhadamente as principais técnicas ilícitas utilizadas por usuários mal-intencionados, como a injeção de código malicioso e a manipulação direta da memória do jogo, destacando seus efeitos negativos na experiência dos jogadores, que vão desde a perda de equilíbrio competitivo até a frustração e desmotivação dos participantes honestos. Para enfrentar esses desafios, foi implementado um protótipo capaz de restringir o acesso não autorizado à memória do processo do jogo, dificultando a atuação de ferramentas de trapaça comuns e garantindo maior justiça nas partidas. O protótipo foi aplicado ao jogo Assault Cube, um FPS popular e de código aberto, onde demonstrou eficácia significativa ao bloquear tentativas de manipulação indevida. Durante os testes, observou-se que a solução conseguiu manter a integridade do ambiente de jogo sem comprometer o desempenho ou a experiência do usuário, evidenciando sua viabilidade prática. Além dos aspectos técnicos, o estudo ressalta que abordagens de proteção em nível de kernel são mais adequadas para garantir a segurança dos jogos, pois operam em um nível mais profundo do sistema operacional, tornando mais difícil a interferência externa. Contudo, o trabalho também destaca a importância de considerar aspectos éticos e de privacidade na adoção dessas soluções, para evitar impactos negativos sobre os direitos dos usuários e garantir um equilíbrio saudável entre segurança e respeito à privacidade dos jogadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.degree.graduationCiências da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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