PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9228
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO DO RESTAURANTE KANPAI BLUE, NO POLO GASTRONÔMICO DO SHOPPING FLAMBOYANT, EM GOIÂNIA
Título(s) alternativo(s): ESG in practice: a case study on sustainability and competitive advantage in an agribusiness cooperative
Autor(es): Oliveira, Agata Bruno de
Primeiro Orientador: Pintaud, Marcos de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Wanessa Pazini
metadata.dc.contributor.referee2: Abrantes, Lucia Aparecida de Moraes
Resumo: Com esta pesquisa, buscou-se avaliar o atendimento do Restaurante Kanpai Blue, localizado no polo gastronômico do Shopping Flamboyant, em Goiânia, com o objetivo de compreender como ele influencia a satisfação dos clientes e o desempenho competitivo da empresa. Para isso, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, quantitativa e descritiva, por meio de estudo de caso, com aplicação de entrevistas e questionários a gestores, colaboradores e clientes, focando o tempo todo a pergunta problema que norteou o trabalho: Como o atendimento do Restaurante Kanpai Blue pode ser melhorado, a fim de alcançar mais satisfação dos seus clientes? Uma vez levantados, os dados foram apresentados com base em gráficos, análises e amparados por instrumentos de gestão como organograma, fluxograma, análise SWOT e diagrama de causa e efeito que ampliaram o propósito da análise. Os resultados revelaram pontos fortes, como cordialidade, conhecimento técnico dos garçons e ambiente bem estruturado, mas também fragilidades, como tempo de espera em horários de pico, divisão de tarefas ineficiente e carência de cumins para apoio ao atendimento. Com base nos dados, foram sugeridas ações de melhoria como aumento da frequência de treinamentos, contratação de auxiliares para garçons e reforço na gestão de feedbacks operacionais. Conclui-se que o aprimoramento contínuo do atendimento é essencial para elevar a experiência do cliente e garantir a competitividade do restaurante em um setor de alta exigência. Palavras-chave: atendimento ao cliente, restaurantes, qualidade em serviços, experiência do consumidor.
Abstract: This research aimed to evaluate the customer service of the restaurant Kanpai Blue, located in the gastronomic hub of Shopping Flamboyant in Goiânia, with the objective of understanding how it influences customer satisfaction and the company’s competitive performance. A qualitative, quantitative, and descriptive methodological approach was used through a case study, applying interviews and questionnaires to managers, employees, and customers, always focusing on the guiding research question: How can the customer service at Kanpai Blue be improved in order to achieve greater customer satisfaction? Once collected, the data were presented using charts, analyses, and supported by management tools such as organizational charts, flowcharts, SWOT analysis, and cause-and-effect diagrams, which expanded the purpose of the analysis. The results revealed strengths such as cordiality, the technical knowledge of waiters, and a well-structured environment, but also weaknesses such as long waiting times during peak hours, inefficient task distribution, and a lack of bussers to support service. Based on the data, improvement actions were suggested, such as increasing the frequency of training, hiring assistants for the waiters, and strengthening the management of operational feedback. It is concluded that the continuous improvement of customer service is essential to enhance the customer experience and ensure the restaurant’s competitiveness in a highly demanding sector. Keywords: custumer service, restaurants, service quality, custumer experience.
Palavras-chave: atendimento ao cliente, restaurantes, qualidade em serviços, experiência do consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9228
Data do documento: 9-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO DE LUCAS SARTORI ENCAMINHADO PARA BANCA DE AVALIAÇÃO.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador