PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AUTONOMIA DAS BATERIAS EM EVTOLS: DESAFIOS TÉCNICOS E SOLUÇÕES PARA A MOBILIDADE AÉREA URBANA
Título(s) alternativo(s): BATTERY AUTONOMY IN EVTOLS: TECHNICAL CHALLENGES AND SOLUTIONS FOR URBAN AIR MOBILITY
Autor(es): Lucas , Thayná Maceno
Primeiro Orientador: Bukzem, Salmen Chaquip
metadata.dc.contributor.referee1: Bukzem, Salmen Chaquip
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, William de Carvalho
Resumo: Este estudo analisou os desafios técnicos associados à autonomia das baterias, aspecto relevante para a viabilidade operacional dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Por meio da revisão teórica, foram analisadas as quatro principais configurações de eVTOLs (Multicopter, Lift & Cruise, Tilt Wing/Tilt Rotor e Ducted Vectored Thrust) e cinco tecnologias de armazenamento de energia (íons de lítio, estado sólido, íons de sódio, lítio-enxofre e grafeno). Os resultados demonstram que, enquanto as baterias de íons de lítio permanecem como solução mais viável no curto prazo, as tecnologias de estado sólido e lítio-enxofre oferecem vantagens significativas em termos de densidade energética e segurança. O estudo destaca ainda a importância dos sistemas de gerenciamento de baterias (BMS), com o intuito de contribuir com a eficiência e segurança operacional dessas aeronaves. Conclui-se que o avanço no desenvolvimento de baterias, associado a avanços em aerodinâmica e gestão energética, será determinante para concretizar a mobilidade aérea urbana em escala comercial, com benefícios ambientais e econômicos significativos.
Abstract: This study analyzed the technical challenges associated with battery autonomy, a relevant aspect for the operational viability of electric vertical take-off and landing vehicles (eVTOL). Through a theoretical review, the four main eVTOL configurations (Multicopter, Lift & Cruise, Tilt Wing/Tilt Rotor and Ducted Vectored Thrust) and five energy storage technologies (lithium-ion, solid-state, sodium-ion, lithium-sulfur and graphene) were analyzed. The results demonstrate that, while lithium-ion batteries remain the most viable solution in the short term, solid-state and lithium-sulfur technologies offer significant advantages in terms of energy density and safety. The study also highlights the importance of battery management systems (BMS) in contributing to the efficiency and operational safety of these aircraft. It is concluded that advances in battery development, associated with advances in aerodynamics and energy management, will be decisive in achieving urban air mobility on a commercial scale, with significant environmental and economic benefits.
Palavras-chave: eVTOL
Autonomia e Bateria
Mobilidade Aérea Urbana
BMS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/9136
Data do documento: 12-Jun-1045
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